Saiba como evitar que o seu projeto de TCC fique indo e voltando do seu orientador!
Já deu pra perceber que TCC pingue pongue refere-se aquele projeto de TCC que fica indo e voltando sem avançar não é mesmo?
Se você está na fase de elaboração do seu pré-projeto ou também chamado projeto de TCC, leia esse artigo até o final, pois quero te ajudar a resolver esse problema de uma vez por todas!
Caso você já esteja na fase de construção do seu TCC, recomendo que você veja outros artigos que tenho aqui no blog, como este abaixo:
Continuando…
Na fase de projeto de TCC, vejo muitos e muitos alunos com dificuldade em basicamente dois momentos:
- (1) Na definição do tema; e em
- (2) Como começar a escrever.
Sobre o primeiro ponto, na minha opinião vejo que muitos alunos não deram atenção especial a leitura durante a sua graduação. (Talvez esse não tenha sido problema para você).
Daí, ficam numa situação difícil, pois lhes falta embasamento. E o mais grave é que há alunos que relatam até mesmo não gostar de nenhuma área do curso de graduação que fez… 🙁
Para resolver isso, tem dois caminhos.
O primeiro é escolher um tema qualquer e tentar achar um problema dentro desse tema.
Por exemplo, um tema-macro pode ser Direito Tributário. Daí se procura um problema para uma pesquisa aplicada. Assim:
Problema: “Qual é o impacto da carga tributária em pequenas empresas da cidade X?”
O segundo caminho que vejo é tentar pedir ao orientador um tema que seja do seu interesse. Essa é uma solução polêmica, mas pode resolver.
Para isso, você deve conversar com jeitinho com um possível orientador para que ele te ajude com um tema que é do interesse dele. A vantagem é que você terá um tema imediatamente, e a desvantagem é que você poderá fazer algo desconhecido (ou bem difícil talvez rsrs).
Começando a escrever o seu projeto de TCC
Aqui é a segunda questão, a da escrita e essa é a hora de partir para o momento solo. Claro que se o seu projeto for em dupla ou grupo, pode ser que esse trabalho possa ser compartilhado, mas mesmo assim é difícil.
Se você precisa começar a escrever e já tem certa facilidade, ótimo!
Mas caso escrever não seja sua habilidade principal, o primeiro passo é tentar, tentar e tentar. Escrever é tentativa e erro. Desculpe, não tenho outra coisa a dizer!
Eu oriento TCCs e sei que no início, todo projeto de TCC é meio quadrado. Isso é normal e acontece até o final do capítulo da Introdução. Depois disso, a escrita geralmente deslancha.
Existe o caso daquelas pessoas que teimam em não sentar ou mesmo dizem que não conseguem. Pra essas pessoas eu sugiro ter força de vontade e entrar em estado de prontidão para mudança!
Nessa dificuldade específica, se o seu TCC é em dupla ou grupo, você pode combinar de alguém do grupo ficar com a parte escrita e distribuir tarefas para outras pessoas, como cuidar da apresentação, pesquisar materiais, configurar nas normas da ABNT etc.
Existe claro o papel do orientador para a boa condução do trabalho. Sobre isso vou escrever um artigo em breve ok? 🙂
Daí alguém pode dar a ideia de contratar um serviço do tipo “Trabalhos Prontos”. Eu reconheço que essa é uma solução, mas não espere que eu indique isso aqui. Pode resolver o problema mas o risco é seu ok?
Por hora, eu sei que você esperava algo mágico, mas isso não existe. Você deve parar de procrastinar e cair de cabeça no seu projeto de manuscrito de monografia ou TCC.
Como disse, não há mágicas, mas há ferramentas que podem ajudar bastante. Eu mesmo conheço um método que agiliza o TCC em até 23X. Você pode conhecer clicando aqui.
Vencendo o jogo do Pingue Pongue
Para vencer o jogo de enviar o seu trabalho e ele voltar constantemente do seu orientador, o meu conselho é:
- Tente escolher um orientador o quanto antes: Se você está no início do semestre onde acontece a disciplina de pré-projeto, tente sondar um orientador ou orientadora que possa te ajudar. Mas claro, já tenha em mente pelo menos um tema-macro e um problema, conforme falei no início desse artigo.
Não vá conversar com um orientador sem ao menos uma ideia de pesquisa. Vai frustrar a orientação logo de cara!
- Tenha também ter um co-orientador (se possível): caso você já tenha uma pessoa para te orientar, foque em ter alguém para uma segunda opinião ou revisão do seu trabalho. Essa é uma dica valiosa, pois muitos não investem nisso.
Claro que, para evitar problemas com o seu orientador oficial, deixe tudo comunicado com ele e divida as opiniões da orientação com o co-orientador e vice-versa. Você terá uma força à mais para o seu manuscrito.
- Tenha uma mentalidade proativa do início ao fim do trabalho: Isso vai evitar que você enxergue tudo como problema, pois dificuldades virão. E elas serão muitas!!!
- Se você não tem um tema, defina-o quanto antes e se já tem um tema, comece a rascunhar o quanto antes: Sim, eu sei que é difícil, mas se você já definiu um tema, vá fazendo a separação dos artigos, revistas, livros etc.
Dessa forma, você vai adiantando as coisas e o trabalho tende a ficar cada vez mais prazeroso, sem atropelos.
Imagine por exemplo, ter o seu TCC escrito concluído um mês antes da entrega oficial hein? Seria legal né?
Por último…
- Adote uma postura humilde e esforce-se: muitos alunos começam a querer impor coisas no seu grupo de TCC, a discutir demais com o orientador, a querer dar uma de estrela de Hollywood…
Não adianta. Quem está num TCC tem que ter uma postura de aprendiz. Avalie a hora de questionar, tenha uma postura de humildade e esteja sempre pronto a aceitar as coisas. Você não precisa aceitar tudo, mas avalie as coisas que farão sentido você questionar ok?
Bem, é isso.
Acho que esse artigo já ficou bem grandinho né?
Vou ficando por aqui então, na certeza de que esse material contribuiu para o desenvolvimento do seu trabalho de TCC, seja ele estando no início ou já na fase final.
Caso esse material tenha te ajudado, por favor, compartilhe com alguém que precisa!
Se você tem alguma coisa a dizer, uma contribuição, um elogio, uma crítica ou um depoimento de como você está vencendo o desafio do seu TCC, deixe nos comentários abaixo!
Gratidão!
Deixe um comentário