A liderança é um fenômeno social. Nesse artigo, discutimos brevemente sobre o perfil de um líder.
Liderança é um termo recorrente nos estudos sobre comportamento organizacional e muito tem se discutido sobre isso ao longo da história.
As discussões enveredam-se pelas controvérsias e crenças sobre o assunto (GALLON et al., 2013). Nelas encontram-se as discussões se as características de um líder são natas ou podem ser adquiridas e potencializadas, ou ainda, se são universais ou dependem das estruturas e condições organizacionais.
Numa perspectiva contemporânea, liderança é um fenômeno grupal e que envolve um processo de influência de um indivíduo sobre os demais. Parte do poder do líder está presente no próprio grupo, ou seja, quando sua influência é aceita pelos demais indivíduos na busca pelo alcance de objetivos comuns.
O líder canaliza a atenção dos liderados na busca dos ideais comuns, fazendo de si aquele que estimula o poder existente nos liderados, criando neles a sensação de terem um espaço próprio onde desenvolvem a criatividade e a autoestima durante a execução das tarefas.
A Comunicação é umas principais ferramentas para se ter sucesso como líder, pois através de uma comunicação efetiva o dirigente líder aprende sobre seus subordinados, conhecendo o caminho para fazê-los sentirem-se parte de uma equipe.
A habilidade ou qualificação de um líder de inserir-se no contexto organizacional, conhecendo os objetivos e necessidades organizacionais, possibilita a identificação de gargalos encobertos podendo desenvolver novas soluções para esses gargalos, o que o credencia ao sucesso.
Outra habilidade fundamental ao líder é saber reconhecer o trabalho dos liderados, procedendo com elogios, recompensas e valorização que podem exercer influência no bem desempenho e excelência no trabalho.
Uma das qualidades que impressionam em um grande líder é a de não valorizar o fracasso, tendo os obstáculos e os erros como grandes desafios, grandes oportunidades de aprendizado.
Autor: MSc. Klinger C. Caprioli é professor efetivo do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES.
Artigos do autor:
Deixe um comentário