Se você está começando agora no mundo dos relógios, vale a pena parar e dedicar alguns instantes para conhecer mais sobre a arte de apreciar e colecionar relógios, o qual é chamada de Horologia.
O sonho é antigo: Dominar o tempo e desde muito cedo, o homem tenta controlar ou mesmo capturar o tempo, tê-lo em suas mãos…
E como isso é possível? Em muito através dos relógios.
Para início de conversa, os relógios começaram como objetos estáticos a partir do século XIII (Eu mesmo cresci vendo relógios de parede e depois despertadores ao lado da cama).
Depois dos relógios de parede mecânicos, surgiu a ideia do relógio de bolso (por volta de 1500), um ícone ainda hoje em dia. Depois do modelo bolso, surge então o famoso relógio de pulso com toda a sua funcionalidade e rapidamente os relógios começaram a ser associados a pessoas que querem “serem donas do seu tempo”.
Reza a lenda que a Patek Philippe foi uma das primeiras empresas a oferecerem relógios de pulso. Há uma outra história que conta que Santos Dumont solicitou a seu assistente Louis Cartier para amarrar um relógio em seu pulso para que fosse mais prático medir o tempo durante os vôos. Depois de um tempo, Cartier entregou um protótipo a Dumont. A Cartier comercializa esse relógio até hoje!
Ao longo da história, já na Primeira Grande Guerra, este objeto tornou-se popular uma vez que os soldados precisavam de ter acesso às horas de forma rápida nos campos de batalha. Desde então, os mecanismos foram sendo aperfeiçoados e as horas marcadas passaram a ser mais precisas.
Por volta de 1967, outra revolução aconteceu no mundo dos relógios: A construção do relógio de quartzo. Com essa tecnologia, os relógios passaram a ser mais acessíveis economicamente. Hoje em dia, apesar de existirem modelos caros, cada vez mais pessoas têm acesso a esta tecnologia, além de existir uma enorme variedade de modelos à escolha.
Com o avanço dos celulares e computadores, gradativamente os relógios sinalizaram cair em desuso para a maioria das pessoas. Porém, no ano de 2015, com o lançamento do Apple Watch, os relógios voltaram à cena e o mercado renasceu.
Hoje por exemplo, marcas tradicionais como Tissot, possuem relógios que mesclam componentes analógicos com digitais, atendendo a uma ampla gama de clientes e gostos.
Agora que você viu um breve resumo da história dos relógios, vamos agora a outra curiosidade sobre este mundo: Os relógios mais valiosos.
Relógios: um mundo à parte
Algumas curiosidades achei pertinentes constarem nesse texto. E uma delas bem comum é qual é o relógio mais antigo do mundo?
A Vachero Constantin, ostenta ser a fábrica de relógios mais antiga do mundo, datando a fundação em 1755 e ainda alega ser o fabricante mais antigo em atividade, somando mais de 260 anos!
A Vachero é um tipo de relógio extremamente exclusivo. Seus modelos são limitados a 50 unidades e sua fabricação é feita com materiais como ouro rosa, diamantes e os metais mais nobres possíveis.
É comum encontrar modelos de entrada custando acima de 100 mil dólares. O preço alto é justificado também pelos relógios serem artesanais e contarem com mecanismos de medição de tempo precisos e modernos.
Outra marca extraordinária é a Patek Philippe (fundada em 1851), que concorre de igual para igual com a Vachero Constantin. A Patek conseguiu ao longo do tempo, clientes famosos como a Rainha Vitória, da Inglaterra e seu marido, Príncipe Albert; o ex-presidente da França, Nicolas Sarkozy e sua esposa, Carla Bruni; o presidente russo Vladimir Putin; o ator estadunidense Brad Pitt, o ex-Beatle Paul McCartney e o guitarrista Eric Clapton.
A Patek obteve o recorde de relógio mais caro do mundo pelo Guinness, quando em 2009 vendeu seu modelo Grandmaster Chime por 28 milhões de Euros. A venda aconteceu durante o leilão de caridade organizado pela Christie’s em Genebra e os lucros reverteram para a pesquisa na área da distrofia muscular.
Criado especialmente para o leilão de caridade “Only Watch”, o Patek Philippe Grandmaster Chime 6300A-010, foi comprado por uma licitante particular por telefone. O leilão durou apenas cinco minutos no Four Seasons Hotel des Bergues.
O Grandmaster Chime bateu o recorde anterior, estabelecido por um Daytona Rolex que pertenceu a Paul Newman e foi vendido por 16 milhões de euros em 2017. Mas há atualmente notícias de relógios ainda mais caros à venda.
A história dos relógios é fascinante, não é mesmo? No entanto, vou ficando por aqui. Caso você queira indicações para escolher o seu primeiro relógio, eu escrevi um texto aqui que vai te ajudar.
Se você gostou, deixe um comentário como incentivo para mim. Vou adorar ler as suas impressões!
Referências deste texto:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Apple_Watch
https://exame.com/casual/os-relogios-mais-caros-do-mundo-alguns-custam-mais-de-r-200-milhoes
https://pt.wikipedia.org/wiki/Patek_Philippe
Deixe um comentário