Quanto custa ter um blog na internet

Tempo de leitura: 2 min

quanto custa ter um blog

Se você pensa em investir num blog simples para você ou para um pequeno negócio, vou dar algumas dicas abaixo de como você pode fazer isso ok? 😀

Vamos direto ao ponto.

Blog: custo ou investimento?

Para ter um blog amador, existem as conhecidas plataformas do WordPress e Blogger que dão um bom pontapé inicial para quem está começando. 

Existem outras plataformas, mas vou citar essas pois são as principais.

Eu mesmo comecei com um blog gratuito do Blogger e depois migrei para um domínio próprio e pago, utilizando o WordPress.

Nesse caso, você precisa registrar o nome do seu site/domínio (registro.br) para que outras pessoas não usem o mesmo nome que o seu (Geralmente custa em média R$ 45,00/ano).

Em seguida você precisará pagar uma hospedagem que será responsável por manter seus arquivos on-line e fazer o backup deles. Existem aí no mercado várias empresas como UolHost, Hostgator etc. Em média, paga-se valores para um blog na casa de R$ 150 a 200,00 por ano. (atualmente utilizo o Hostgator e tem me atendido bem).

Alcançando mais audiência e experiência do usuário

Para aumentar a chance de visualização do seu blog e conquistar mais audiência, você opcionalmente poderá investir no que se chama de template (veja este aqui). 

O template é a “face” visual do seu blog e existem muitos modelos para WordPress gratuitos e com preços muito variados, mas posso afirmar que a maioria deles tem preços bem acessíveis (R$ 40, 50, 100,00…) que com certeza darão ao seu blog um ar mais profissional.

Se você pretende trabalhar profissionalmente com um blog para você ou sua empresa, vale a pena investir num template profissional que tenha ferramentas de personalização. A maioria dos modelos gratuitos não oferece muitas opções de configuração.

Blog: Um investimento

Finalmente, pense em um blog sempre como uma oportunidade, um investimento, pois ao longo do tempo que você vai postando, você vai tendo o timing de qual é a sua audiência e o que ela necessita.

Quanto mais conteúdo de qualidade (focado no público) você produzir, mais os buscadores como o Google indexarão o seu conteúdo, tornando seu blog mais visitado.

E como aumentar a audiência?

Você pode fazer isso de forma orgânica (sem investir) e pode também investir em tráfego pago.

Nesse segundo caso, você pode investir em atrair o seu público através de palavras-chave comercializadas pelo Google e também através das redes sociais como Facebook e Instagram.

Ter um blog é investimento financeiro. Você vai depositando um pouquinho todo mês e aquele ativo vai crescendo. Vá escrevendo que ao longo do tempo, esse trabalho de formiguinha vai começar a dar frutos. Engana-se quem pensa que sem um investimento em tempo e talvez algum dinheiro o seu blog comece a vender produtos por exemplo….

Bom, vou ficando por aqui. 

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários abaixo ok?

Sucesso!

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


2 Comentários

  • Marines disse:

    Quero fazer outros cursos para me aprofundar.

  • Marines disse:

    Obrigada. Gostei muito do curso. Sucesso!