Dia desses recebi uma chamada no Messenger do Facebook de uma empresa pedindo para que eu conhecesse os produtos dela.
Quando busquei o perfil dessa empresa, percebi que a mesma não possuía uma fanpage, mas apenas uma página de perfil.
Daí questionei a esse empresário se ele não tinha interesse em criar essa fanpage. Ele respondeu que preferia chegar a 5 mil inscritos (que é limite da página) para depois criar uma fanpage.
Fiquei pensando… não seria fazer o trabalho duas vezes?
Vou explicar.
Há pouco tempo fiz uma pesquisa observando o perfil de algumas empresas, sobretudo comércios da minha cidade e depois fiz uma pesquisa direcionada, utilizando questionários e cheguei a uma constatação: muitos empresários sequer conhecem as facilidades em ter uma fanpage no Facebook.
A outra conclusão é que se você for um empresário, você acabará fazendo duas vezes o mesmo trabalho, pois sem uma fanpage, a empresa não consegue fazer anúncios pagos no Facebook e automaticamente tem menos alcance e audiência.
Por que então se esforçar para ter mais seguidores na página de perfil se você pode imediatamente criar uma fanpage e começar a ter fãs imediatamente?
Acho que o motivo para isso, está no fato de que as pessoas em geral acham que os seus posts são visualizados por todos os seus amigos e isso não é verdade.
Existe dentro do Facebook, uma programação, um algoritmo chamado de EdgeRank. Esse código matemático classifica a relevância das mensagens de forma orgânica e paga.
O objetivo do algoritmo é dar destaque aos posts que as pessoas estão mais gostando e claro, abrir espaço para os anúncios que são pagos pelas empresas.
Estimativas dão conta de que atualmente uma postagem não ultrapassa 2 a 3% de seu público. Isso quer dizer que se uma empresa tem 100 amigos na sua página de perfil, ela vai alcançar 2 a 3 pessoas ou MENOS.
Então, quais são as vantagens em se ter uma fanpage? Eis algumas:
- Poder possuir um número ilimitado de fãs;
- Poder usar poderosas ferramentas de anúncio do Facebook (Facebook Ads);
- A facilidade de poder chegar a públicos específicos.
- Tem baixíssimo custo comparado com mídias tradicionais.
- Possibilidade de dar acesso a consultores de marketing digital ou a um funcionário qualificado para cuidar da sua página. Etc.
Mas só anúncios pagos são bons no Facebook? A resposta é não.
Como o algoritmo que falei considera dentre suas métricas o quanto uma informação é relevante para os usuários, o desafio de uma empresa é manter sempre sua fanpage atualizada e com coisas que seus fãs valorizam. Então, eis algumas dicas:
Mas antes, pense bem: você gosta de ficar clicando em propagandas no Facebook?
Claro que não.
Siga a regra 80/20 de Pareto: Para cada 8 mensagens de interesse ou informação para seu fã, faça duas propagandas/ações de venda.
Por exemplo, se você tem uma academia de ginástica, ofereça dicas, informações, e-books sobre como melhorar a saúde, como comer melhor, sobre eventos que você pretende realizar.
Outra dica é fazer perguntas para seus seguidores. Você pode fazer concursos ou sorteios, dando incentivo às pessoas para que elas participem e gerem engajamento na sua página.
Por fim, se o empresário tiver um pouquinho de interesse, vai notar que há vários materiais sobre como melhorar a visualização da sua empresa nas redes sociais.
Eu mesmo produzi um vídeo onde mostro uma estratégia que utilizei para vender o meu automóvel usando o Facebook. Veja essa estratégia abaixo:
Se você quer uma dica, há cursos na internet que podem ajudar você como empresário a se destacar no Facebook e na internet como um todo.
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