Quem não é visto, não é lembrado. Essa máxima faz todo o sentido em diversas situações, incluindo o mercado de trabalho. Nós somos seres sociais. E por isso, nossa vida é pautada pelas nossas relações, sejam profissionais ou pessoais.
Todos nós precisamos uns dos outros, pois cada pessoa tem suas habilidades e capacidades específicas. É nesse somatório e na troca de experiências que todos saem ganhando. Isso é válido tanto pessoal quanto profissionalmente.
Qual o conceito de networking?
Networking é uma palavra em inglês que indica a capacidade de estabelecer uma rede de contatos ou uma conexão com algo ou com alguém. Essa rede de contatos é um sistema de suporte onde existe a partilha de serviços e informação entre indivíduos ou grupos que têm um interesse em comum.
Quem atua na área de saúde, por exemplo, pode estabelecer contato com pessoas da mesma profissão ou de profissões relacionadas. Essa é uma alternativa essencial nos dias de hoje e que tem tudo a ver com o seu sucesso. Por isso, construir e manter essa rede é tão importante.
“É tudo sobre pessoas. É sobre networking, ser legal com as pessoas e não queimar pontes ”. – Mike Davidson
Qual a diferença entre Network e Networking?
É muito comum que “network” e “networking” sejam confundidas como se fossem a mesma coisa, mas são palavras diferentes — e com significados distintos. O NETWORK, como vimos, é a rede de contatos relevantes para a sua vida profissional.
Já o NETWORKING tem mais a ver com a ação, com colocar a mão na massa para criar e manter essa rede. Não queremos ser redundantes, mas é como se networking fosse o ato de fazer ou usar network.
Os níveis do network
Embora possa parecer simples “manter contato”, construir uma estratégia eficiente de networking exige organização, profissionalismo e conhecimento. Você sabe, por exemplo, que existem três níveis diferentes de network? Saiba mais sobre cada um a seguir.
“Os networkers bem-sucedidos que conheço, são aqueles que recebem toneladas de referências e se sentem verdadeiramente felizes consigo mesmos, continuamente colocam as necessidades da outra pessoa à frente das suas.” – Bob Burg
Qual é a importância dos relacionamentos?
Apesar de trabalhar para empresas, pessoas se relacionam com pessoas e, portanto, quem aposta em networking sai na frente no ambiente corporativo.
Para se ter uma ideia, pesquisa divulgada pela consultoria The Adler Group afirma que 85% das oportunidades de trabalho são preenchidas por meio de indicações da rede de contatos.
Portanto, investir em relacionamentos é uma forma de estourar a própria bolha e se aproximar de novas pessoas. E, acredite isso pode ser feito em qualquer lugar! Isso é bom para questões sociais, mas é fundamental para a carreira e para os negócios, afinal, é nessas áreas que as pessoas investem boa parte do seu tempo.
“Somos todos contadores de histórias. Todos vivemos em uma rede de histórias. Não há uma conexão mais forte entre as pessoas do que contar histórias. ” – Jimmy Neil Smith
Quais os benefícios do networking?
São inúmeras as vantagens de cultivar e investir na sua rede profissional, seja como trabalhador ou empreendedor.
A seguir, veja as principais:
Para sua carreira
- Oportunidades de crescimento profissional;
- Maior acesso a vagas de trabalho;
- Aumenta as possibilidades de conhecer pessoas de interesse;
- Expansão dos conhecimentos e aprimoramento profissional;
- Suporte para esclarecer dúvidas;
- Maior destaque junto a colegas de sua área e de outras;
- Visibilidade junto a lideranças e profissionais atuantes em recrutamento;
- Facilita a construção de uma boa reputação no mercado;
- Conhece pessoas com histórias e origens diferentes e amplia sua visão de mundo;
- Pode contar mais facilmente com segundas opiniões antes de tomar uma ação;
- Aumenta suas chances de conseguir uma parceria ou mentoria;
- Aumenta a confiança que os outros terão em você, como profissional;
Para os seus negócios
- Eleva a visibilidade de empresas e marcas;
- Dá acesso a oportunidades de negócio, parcerias e clientes;
- Facilita o recrutamento de profissionais alinhados à missão e valores da empresa;
- Aproxima o empreendedor de quem implementou cases de sucesso, possibilitando o benchmark para melhorar o desempenho do negócio;
- Aumenta as chances de escalar e expandir o empreendimento;
- Mantém o empreendedor bem informado sobre seu mercado de atuação;
- Aumenta o número de potenciais clientes, fornecedores e parceiros;
Resumindo, network é marketing boca a boca. Não é prospectar nem recrutar nem vender. É conhecer, se relacionar, conversar.
Dicas para manter seu networking aquecido
Bom, já sabemos o que é uma network, qual é sua importância e como fazer networking. No entanto, ainda há algo que você precisa saber: muito mais importante que criar conexões é cultivá-las. De nada adianta ter uma agenda cheia de números de pessoas com as quais você nem conversa, certo? Veja abaixo como você pode contribuir:
1- Ofereça algo para a outra parte
Como já foi dito neste artigo, o networking demanda relações de troca. Para isso, é importante que você seja, de alguma forma, útil para os parceiros.
Isso significa ajudar um fornecedor a entrar em contato com um parceiro; ajudar em eventos e estar aberto a desenvolver ações que, nem sempre, serão vantajosas apenas para você.
Fiz uma enquete aqui no Linkedin com a seguinte pergunta: Você costuma recomendar as competências dos seus colegas de rede para ampliar seu networking?
Resultado: 1- 52% Sim / 2- 9% Não / 3- 10% O que é isso? / 4- 29% Vou começar a recomendar.
2- Seja visto
Para construir essa rede, é preciso que outras pessoas saibam da sua existência. Além de contar com um bom plano de divulgação, o networking demanda a participação em eventos corporativos, treinamentos e outros contextos que ajudarão outras pessoas a sempre lembrarem de você.
3- Deixe sua rede sempre informada
Além de você, a maioria dos profissionais da sua rede também estarão dispostos a ajudar e compartilhar informações úteis.
Porém, eles não vão conseguir dar qualquer suporte se não souberem das suas novidades na carreira ou negócio. Por isso, divulgue seu status atual, compartilhando cursos que está fazendo, novos projetos, se busca recolocação no mercado, etc. Caso saiba de oportunidades relevantes para seu network, repasse para que outras pessoas sejam ajudadas.
4- Busque pessoas e organizações com interesses em comum
Outro ponto importante é se atentar aos objetivos das empresas e pessoas que você está buscando para ampliar a rede de contatos. Quando existem metas e interesses semelhantes, é mais fácil se manter conectado e fazer parte da mesma rede. Afinal, ambos estão buscando as mesmas coisas.
5- Não fique somente no mundo virtual
Mais acima, sugerimos formas de contato para ativar sua rede, porém, você não deve se restringir aos meios digitais. Apesar de sua importância, mensagens via WhatsApp, inbox ou e-mail não têm o mesmo impacto que uma interação pessoalmente. Mesmo quando não for possível marcar um café com membros da sua rede, busque estreitar a relação através de um telefonema, por exemplo, ou de uma chamada de vídeo.
6- Seja relevante na sua área de atuação
Além de procurar novos contatos, também é muito importante atrair a atenção de outros profissionais que se interessam por aquilo que você faz. Ou seja, tão importante quanto saber se conectar com terceiros, é ser procurado por eles. Portanto, para que isso seja possível, você precisará demonstrar relevância como profissional. Construa sua autoridade com resultados, mas também com a sua capacidade de ensinar pessoas e espalhar conhecimento. Essa é uma ótima maneira de ser notado na sua área e despertar a atenção do mercado profissional.
7- Seja divertido e interessante, mas sem exageros
Apesar de encararmos o networking como uma tarefa de trabalho, é importante que você se preocupe em ser carismático. Pensa comigo, se a pessoa gostar da sua companhia, mas provável que o encontro aconteça mais vezes, certo? E quanto mais frequente, mais natural e mais forte fica a conexão.
Viu como é mesmo uma conquista? Para ser divertido, diversifique os assuntos. Ninguém gosta de falar apenas de trabalho. Só cuidado para não parecer petulante. Têm uma linha tênue entre usar um assunto que você conhece para envolver a pessoa nele e falar demais e parecer um grande sabe-tudo.
8- Divida suas conquistas, elogie seus colegas
Mas como o networking não serve apenas para falar de vocês e raramente vai ser um papo entre duas pessoas só, lembre-se de dividir suas conquistas, afinal, você não conseguiu tudo sozinho, não é mesmo? Um bom exemplo é falar de algum projeto da empresa que foi bem sucedido por causa das pessoas e mostrar o quanto seu time é incrível. Se eles estiverem presentes, pode deixá-los um pouco sem graça, mas com certeza vai arrancar alguns sorrisos e vai te colocar em uma posição de humildade. A longo prazo, esses pequenos elogios ajudam a equipe como um todo a confiar mais no próprio trabalho e se relacionar melhor.
9- Seja criativo e natural na abordagem
Por fim, lembre-se de ser criativo e transparente ao abordar uma empresa ou pessoa. Seja autêntico e evite buscar motivos “vazios” para a aproximação. Por isso mesmo, ao criar uma conexão, busque manter um relacionamento duradouro com essa pessoa. Mandar uma solicitação no LinkedIn e interagir nas postagens (de maneira natural e sem forçar a barra, é claro!) são boas dicas. Não trate o contato com muita intimidade, se você acabou de conhecer. Vá com calma. Algumas pessoas são mais desconfiadas que outras e precisam ser conquistadas aos poucos.
Lembre-se de que as vantagens da network devem funcionar como uma via de mão dupla: além de esperar ajuda, dê suporte ao próximo!
“As pessoas podem não lembrar exatamente o que você fez, ou o que você disse, mas elas sempre lembrarão como você as fez sentir”. – Maya Angelou
Opções virtuais
Esta rede social exclusivamente para negócios é ideal para as pequenas e médias empresas porque reúne milhares de pessoas que são potenciais contatos para o seu negócio. Você pode procurar pessoas que atuam no seu setor, participar e iniciar grupos de networking ou fóruns, seguir influenciadores de renome, publicar conteúdo próprio no Pulse, e até ser notado como uma autoridade em seu setor.
Chats do Twitter
Os bate-papos do Twitter estão disponíveis para todos que utilizam esta rede social e podem ser encontrados por meio de hashtags específicas que te ajudam a encontrar o assunto de seu interesse. Muitos empresários de renome, em especial de outros países, organizam chats no Twitter em horários determinados para abordar questões relevantes para um determinado nicho de mercado e responder dúvidas dos usuários.
Conferências Online
Conferências nem sempre precisam ser presenciais. Na verdade, as conferências mais disputadas e importantes acontecem na web. As conferências online rompem as fronteiras e, se você estiver com o inglês afiado, te permitem acesso ao que está sendo discutido a nível global.
Não queira apenas usar seus contatos para fins egoístas, você também precisa contribuir
Lembre-se que networking é uma troca. Estas pessoas também estão interessadas em conhecer alguém que impacte positivamente em suas carreiras. Recomendar ou ajudar os outros antes que eles possam te ajudar é uma ótima técnica de networking, mas você não deve esperar nada em troca. O objetivo é passar uma boa imagem para que seja natural que a pessoa te recomende no futuro.
Como já visto anteriormente, ampliar a sua rede de contatos é importante, mas é primordial cultivar e fidelizar os antigos. O desejado é ter uma maioria de pessoas de áreas afins à sua, mas também separar uma parcela para pessoas de outros nichos que você admire ou que tenha alguma conexão emocional.
Por fim, quando o assunto é network, a qualidade vale muito mais do que a quantidade. Como já falamos, números são apenas números. Vale ter uma rede de conexões pequena, mas de qualidade, do que acumular contatos e seguidores nas redes sociais.
Conclusão
Bom, através desta pesquisa, pudemos perceber que ter uma rede de contatos consolidada com profissionais da sua área de atuação, ou áreas relacionadas é essencial para que você seja lembrado quando surgirem oportunidades profissionais que exijam as competências que você dispõe.
Quando uma empresa precisa contratar alguém, por exemplo, muitas vezes aborda seus funcionários e pergunta se conhecem alguém na sua rede de contatos que possa desempenhar uma determinada função (indicação), quem desenvolve seu network e coloca em prática diariamente, consegue chegar mais longe. Agora que você já tem essas informações, é só aplicar esses hábitos para começar a enxergar os resultados. Se ficou alguma dúvida, não deixe de colocar nos comentários, será um prazer responder você.
Ah, quem sou eu?
Prazer, meu nome é Nádila Macedo e espero que esse texto tenha contribuído com você. Você pode me encontrar principalmente no Linkedin. Para se conectar comigo, Acesse Aqui.
Até breve!
Para escrever esse texto, eu tive como referências:
- O que é network e qual sua importância? UNOPAR, 2020. Disponível em: https://blog.unopar.com.br/o-que-e-network/. Acesso em:18 de março de 2022.
- O que é Networking e para que serve? SIDLE, 2021. Disponível em: https://sydle.com/br/blog/o-que-e-networking-6165d3653885651fa2af3791/. Acesso em: 18 de março de 2022.
- Networking: o que é, para que serve, como fazer e importância. EAD UCPel. Disponível em: http://ead.ucpel.edu.br/blog/networking#:~:text=Fazer%20networking%20serve%20para%20construir,investidores%20e%20clientes%20em%20potencial. Acesso em: 18 de março de 2022.
- RUBERTTI, Giovanna. Você sabe usar todo o potencial do seu café? Por Nióbio – Alfaiataria Digital, 2021. Disponível em: https://minhaniobio.com/blogs/dicas/5-passos-para-melhorar-seu-networking. Acesso em: 18 de março de 2022.
- Os diferentes tipos de eventos de networking – presenciais e virtuais – bons para ampliar a sua rede de contatos. Por ACSP. Disponível em: https://acsp.com.br/publicacao/s/os-diferentes-tipos-de-eventos-de-networking-presenciais-e-virtuais-bons-para-ampliar-a-sua-rede-de-contatos. Acesso em: 18 de março de 2022.
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