Os erros de linguagem corporal que você deve evitar no trabalho
Existem muitos fatores que são necessários levar em conta para quem está no mercado de trabalho.
Você já parou para pensar que a sua linguagem corporal no mercado de trabalho pode ser um desses fatores que você precisa dar atenção?
Tente estar atento à sua linguagem corporal – especialmente porque o comportamento não-verbal é responsável por 55% das mensagens que você comunica.
Vamos falar sobre isso?
Sem notar, você pode estar cruzando os braços com muita frequência, curvando-se em seu assento ou usando demais seu telefone.
Antes de tudo, talvez te interesse alguns outros artigos sobre esse tema que já escrevi. Veja abaixo:
https://www.superedesafios.com.br/fale-em-publico-com-discurso-de-mestre/
Continuando, embora essas pequenas nuances não pareçam tão importantes no conforto de sua casa ou de seus amigos, fazê-las com muita frequência no escritório pode fazer com que você pareça ansioso ou incompetente.
Não está certo que quais falhas de linguagem corporal você está cometendo? Aqui estão 9 principais erros que você deve tentar ficar longe se quiser crescer em sua carreira.
#1 – Ficar refastelado na cadeira
Tente evitar essa postura. Além de fazer mal para as costas, ficar nessa posição por um tempo prolongado, pode dar a impressão de desleixo, que você não se importa e isso pode prejudicar a sua imagem.
#2 – Rolar os olhos com frequência
Esse gesto é um sinal de desprezo para com a pessoa que está a sua frente. Monitore para ver se você faz isso com frequência na sua linguagem corporal.
#3 – Cruzar os braços
Cruzar os braços, as pernas ou os pés pode parecer confortável enquanto você tenta enviar um milhão de e-mails ou ouvir seu chefe falando durante uma reunião.
No entanto, esse comportamento não-verbal pode emitir sinais negativos para as pessoas ao seu redor. Por exemplo, outros podem não se envolver com você porque acham que você está sendo defensivo, teimoso ou distante, e ninguém quer jogar esse jogo. Mas há situações em que essa postura pode ser útil, segundo pesquisas.
#4 – Invadir o espaço do outro
Quando você se comunica sobre um assunto profissional, mesmo que o seu colega lhe seja muito próxima, mantenha uma certa distância.
Senão, você pode fazer com que a outra pessoa se sinta desconfortável e até ameaçada pela sua presença. A melhor regra a seguir? De acordo com a Square Up, uma distância de aproximadamente 90 centímetros é ideal entre você e seus colegas.
#5 – Não trabalhar o rapport
Numa conversa, busque sempre espelhar a postura do seu interlocutor para criar uma empatia. Em oratória e persuasão, chamamos isso de Rapport, ou espelhamento.
Quando espelhamos discretamente a postura da pessoa com quem se está conversando, o cérebro processa aquela pessoa como amigável e próxima.
#6 – Não olhar as pessoas nos olhos
Embora seja uma regra conhecida não interromper o contato visual quando você está entrevistando para um trabalho, o mesmo se aplica quando você está envolvido em uma conversa séria no trabalho.
Pode-se reduzir o olhar se eles não se sentirem confiantes sobre o que estão falando ou preferirem não se envolver em conversas embaraçosas. Mas se você quiser aumentar suas chances de ter melhores conversas com as pessoas no trabalho, olhe-as nos olhos quando elas estiverem falando, porque isso produz uma conexão mais profunda entre vocês dois.
#7 – Aperto de mão fraco
Graças ao atual presidente dos EUA, Donald Trump, aprendemos o quão importante é um aperto de mão em um ambiente muito profissional. E, embora não recomendemos puxar o braço inteiro de seus colegas para você, sugerimos que você tenha uma boa postura. Faça contato com os olhos; e dê um bom e firme aperto de mão.
#8 – Ficar com as mãos escondidas
Más notícias para você que é introvertido: Esconder suas mãos quando você está envolvido em uma conversa pode ser percebido como não sendo confiável.
Além disso, de acordo com um estudo da Colgate University, as pessoas estão mais dispostas a ouvi-lo se você usar as mãos quando fala. Assim, você deve ter suas palmas abertas e voltadas para cima para serem vistas e assim passar confiança.
#9 – Ficar com a postura abaixo (evite)
Outra postura a ser evitada é cruzar as mãos sobre os genitais (às vezes chamada de posição “folha de figo”). Isso pode ter funcionado para Adão e Eva no Jardim do Éden, mas no trabalho, parece apenas defensivo e desconfortável.
O que achou das dicas?
Esse material foi adaptado de um artigo em inglês que achei interessante. Caso queira ler na íntegra, Acesse Aqui.
Outras posturas que estão no artigo que citei e que você deve se preocupar:
- Ficar recostado nos cantos
- Esquecer de manter um sorriso no rosto
- Ficar olhando o relógio com frequência enquanto conversa com as pessoas
- Mostrar falta de empatia
- Usar o telefone excessivamente
Espero ter ajudado você com dicas úteis e que você reflita sobre a sua postura a partir de agora!
Obrigado por ler! 🙂
Você está pronto para liberar todo o seu potencial para influenciar pessoas?
Então adquira o meu curso online As 5 Esferas da Influência por um preço (MUITO) especial. Clique na imagem abaixo:
Deixe um comentário