Guia de sobrevivência de como fazer um currículo excepcional

Tempo de leitura: 13 min

como fazer um currículo

Por Natália Soares, consultora de carreira

Mais um ano começou e certamente, saber como fazer um currículo excepcional é o primeiro passo para conquistar a vaga de emprego dos seus sonhos.

No entanto, não planejar corretamente as informações que estarão no documento pode te colocar no fim da lista dos recrutadores.

Sabia que, uma pesquisa realizada pela Catho que mostrou que 30% dos recrutadores eliminam o currículo na triagem em até 10 segundos?

Ainda segundo este estudo, o profissional recebe cerca de 100 currículos e, em média, analisa somente 15 com o maior cuidado. 

Isso porque, com o “olhar treinado”, o recrutador consegue avaliar as informações principais e definir se o perfil do candidato é ideal ou não para vaga. Por isso, na hora de montar o currículo é preciso selecionar somente as informações com base em 3 pilares: Objetividade, clareza e relevância.

Complicado, né?! Mas, fique tranquilo(a). Para te ajudar a montar o seu currículo, passo a passo, preparei este guia de sobrevivência para a construção de um currículo excepcional.

Você conhece todo o seu potencial?

Depois de mais de 30 mil currículos analisados, percebi 3 padrões nos currículos que sempre são reprovados:

1- Currículos acima de 3 páginas, mas que não vende o profissional.

2- Currículos faltando informações essenciais.

3 – Currículos pau para toda a obra.

Eu sei que você tem potencial e pode contribuir muito para o sucesso da empresa que te contratar. Mas, para transmitir isso para o recrutador é preciso montar um excelente currículo. 

Este documento será a sua porta de entrada para as entrevistas, assim como, guiará a sua conversa com o profissional de RH. Portanto, na hora de fazer o seu currículo, pense com calma em tudo que você viveu e como isso pode contribuir para a sua contratação.

Mas, antes você precisa entender…

Os 3 pilares de um currículo excepcional.

1. Objetividade

O primeiro passo para montar um currículo é apostar em um conteúdo objetivo.

Tenha em mente que o principal propósito do documento é te garantir uma vaga na entrevista e lá você terá a oportunidade de falar mais sobre você e suas experiências.

 Portanto, o currículo deve ter apenas as informações centrais e necessárias para a vaga.

Sendo assim, uma estratégia que vai te ajudar é construir um resumo que dê MATCH com a vaga, mais abaixo eu vou te explicar melhor sobre este tópico do currículo.

Como está sua comunicação? A clareza tem a ver com a forma que você comunica as informações no seu currículo.

2. Clareza

Lembra do tempo que o recrutador utiliza na triagem? Pois é, seguindo esta lógica, o seu currículo precisa ser construído de uma forma em que o recrutador bata o olho e já encontre o que ele procura.

Por isso, tome muito cuidado ao encher seu currículo com ícones, bullet points, imagens, gráficos e principalmente com a formatação.

Lembre-se, o menos é mais!

3. Relevância

Um currículo grande com muitas páginas mostra que você não pensou nos dois itens anteriores. Além disso, não é o tamanho e a quantidade de informações que vai mostrar que você é um bom candidato.

Toda a sua trajetória é sim muito importante para você, mas pra a vaga NÃO. Construir um currículo relevante tem a ver com você analisar bem a a descrição da vaga e personalizar seu currículo com as atividades e resultados que irão mostrar que você é o candidato ideal para a vaga.

Bônus: Palavras-chave

Com o uso da tecnologia em alta, o uso de filtros de busca pelas empresas otimiza a análise do número cada vez maior de currículos recebidos.

Quando a triagem de currículos é feita diretamente por computador, os filtros selecionam, por exemplo, currículos que tenham o cargo, o objetivo profissional ou os conhecimentos específicos que o recrutador está procurando.

Esses softwares encarregados de selecionar os dados dos candidatos utilizam inteligência artificial para a leitura e busca de palavras-chave definidas pelos recrutadores.

Mas, de nada adianta jogar palavras-chave de forma aleatória no currículo, primeiro você precisa encontrar as palavras ideais para seu objetivo, depois precisa distribuir ao longo do texto, não em forma de checklist.

Para saber quais palavras você deve usar no seu currículo, você pode:

  • Pesquisar no site vagas.com, em Mapa de carreiras as palavras mais utilizadas na sua área e;
  • Ler com atenção a descrição da vaga, pois lá está o ouro, o que a empresa procura.

Ou você também pode:

  • Analisar as vagas nas quais você tem se candidatado, (muitas vagas com as mesmas atividades usam nomenclaturas diferentes);
  • Fazer uma lista com as palavras mais repetidas nestas vagas de competências e experiências que você tem;

Pronto, definiu as palavras chaves? Agora bora montar o currículo!

Você deve adicionar estas palavras nos campos: objetivo, resumo e experiências profissionais.

Agora que você já entendeu os pilares essências de um currículo excepcional, vamos conversar sobre os tópicos que você pode e deve colocar.

como fazer um curriculo

Campos obrigatórios/tópicos que precisam estar em um currículo

Dados pessoais

Neste tópico você deve deixar seus dados para contato como: telefone (de preferência um que tenha whatsapp), email e url ou QR Code do seu Linkedin.

Você pode colocar seu endereço (bairro, cidade e estado). Não é necessário, e nem indicado colocar o seu endereço completo. O recrutador precisa apenas saber do seu bairro para analisar a distância da empresa e quantas passagens você provavelmente vai gastar.

Lembre-se de sempre atualizar estas informações.

Objetivo

É nele que você vai indicar a oportunidade de trabalho para a qual deseja se candidatar. Por exemplo: Analista de Recrutamento.

Este tópico não é algo fixo, ou seja, ajuste o conteúdo dependendo da vaga para onde for enviar o currículo. 

Caso a empresa não esteja com uma vaga específica em aberto, você deve indicar em qual setor deseja trabalhar. Por exemplo: busco oportunidade no setor de Recursos humanos.

Aqui não vale frases como: “Quero agregar para empresa”, ok!

Resumo

O objetivo do resumo é trazer informações como: Tempo de experiência, porte e segmento das principais empresas trabalhadas e o principal, conhecimentos e experiências (palavras chaves) que mostrem que você tem o que a vaga pede.

Sabendo disso, lembre-se que: RESUMO é resumo, ou seja, pensando no tópico objetividade, um resumo pode ser muito assertivo com no máximo 7 linhas.

Formação

Este é o seu espaço no currículo para falar sobre educação e diplomas, por exemplo, escolas, universidades e cursos acadêmicos, como pós-graduação e extensões de ensino.

Adicione o nome da Instituição de Ensino, o curso e data de início e conclusão. Coloque sempre da mais recente para a mais antiga.

Tem alguma certificação (não acadêmica) que será um diferencial para a vaga? Pode colocar neste tópico também, ok?

Experiência profissional

Experiência é tudo aquilo que você vivenciou e foi pago por isso, o que inclui: experiências não formais (caso você só tenha estas). Adicione neste campo tudo que te fez crescer como profissional, por exemplo, trabalhos voluntários, Freelancers e atuações dentro da universidade, por exemplo, empresas juniores.

Neste campo, você deve inserir o nome das empresas, os cargos e o período trabalhado. Na hora de escrever, é importante inverter a ordem cronológica (da mais recente para a mais antiga).

Uma boa dica é descrever, de maneira objetiva, as suas responsabilidades e experiências de cada cargo.

No seu currículo não pode faltar resultados, como por exemplo, “desenvolvemos o primeiro projeto sobre isso dentro da universidade” ou “o número de vendas aumentaram em 50%”.

Essa é uma das principais partes para a recrutadora ver que você tem as experiências e o conhecimento que a empresa precisa. Não precisa falar tudo, precisa falar o que é relevante para a vaga! Personalize!

Cursos

Aqui você vai colocar até 9 cursos ou certificações que você fez para te deixar um profissional ainda mais completo dentro da sua área.

Vale certificados de cursos gratuitos ou de curta e média duração.

Informática

Pensando que estamos vivendo em uma era tecnológica neste campo você vai colocar os conhecimentos e cursos que você tem nesta área.

Vale colocar o nível de conhecimento no pacote Office por exemplo, e outros softwares da sua área.

Tem um curso ou certificação? Ótimo, pode colocar também!

Tópicos não obrigatórios

Agora quero te mostrar alguns tópicos não obrigatórios, mas que você pode usar de acordo com a sua área ou nível de experiência.

Idiomas | Experiência internacional | e Intercâmbio

Você deve colocar um idioma somente se conseguir realizar uma conversa ou fazer uma entrevista. O ideal é colocar a partir do nível intermediário. Quer entender sobre o seu nível de fluência?

Se você realizou um intercâmbio, coloque em qual país foi, quanto tempo ficou e qual foi o foco da aprendizagem no seu intercâmbio.

No caso de uma experiência internacional, preencha no currículo como se fosse colocar uma experiência normal, informando nome da empresa (país), cargo, tempo de experiência e principais atividades.

Projetos

Profissionais de algumas áreas trabalham especificamente em projetos, neste caso, coloque todos os seu projetos no Linkedin, mas no currículo, você deve colocar os principais de acordo com a vaga pretendida.

Trabalhos voluntários

Tem pouca ou nenhuma experiência formal? Então, coloque as suas experiências em trabalhos ou projetos voluntários, destacando o que você aprendeu e que seja relevante para a vaga.

Coloque sempre do mais recente para o mais antigo, descrevendo a instituição, o seu cargo como voluntário e as atividades e resultados que realizou.

Treinamentos ministrados

Se você ministrou treinamentos representando alguma empresa em que trabalha ou sobre sua área de atuação em outras empresas e está concorrendo a alguma vaga que esta informação será um diferencial, você pode colocar no seu currículo.

Coloque o tema, o nome da instituição e a data.

Premiações

Recebeu premiações ou reconhecimentos da sua área de atuação? Além de poder colocar esta informação no Linkedin, no currículo você colocará apenas se, for algo muito relevante que fará a diferença na sua aprovação.

Patentes

Algumas áreas como por exemplo, quem trabalha com pesquisas e desenvolvimento de produtos, tem patentes registradas e esta informação pode ser um diferencial dependendo da vaga concorrida.

Links de acesso a portfólios

Muito atenção agora, você apenas deve colocar esta informação no seu currículo se a vaga solicitar. Algumas áreas como a de marketing por exemplo, os portfólios são solicitados em anexo junto com o currículo.

Leia com bastante atenção a descrição da vaga.

Maiores erros na hora de fazer um currículo

Maiores erros cometidos e que você não vai mais cometer

  • Mentira (inventar ou aumentar informações);
  • Falta ou excesso de informações;
  • Autoelogios;
  • Falta de revisão e erros de português;
  • Falta de atualização;
  • Não descrever atividades desempenhadas;
  • Email excêntrico;
  • Formatação ruim ou falta de formatação.

Devo ou não colocar?

Informações como: Idade e estado civil não são obrigatórios, mas você pode colocar se quiser, algumas empresas preferem currículos com estas informações.

Outros itens e informações, você vai colocar no seu currículo APENAS SE a empresa solicitar na descrição da vaga, como:

  • Pretensão salarial (geralmente você vai colocar no corpo do email, mas leia com atenção como a empresa pediu).
  • Foto – Coloque ao lado dos dados pessoais uma foto que transmita profissionalismo, no modelo 3×4 ( 70% do rosto e com boa iluminação), você pode tirar boas fotos em casa mesmo.
  • Disponibilidade para mudança ou viagem – Você pode colocar esta informação ao lado do endereço.
  • CNH e veículo próprio

O que não se coloca mais no currículo

  • Número de documentos;
  • Referências;
  • Nomes dos pais;
  • Título como por exemplo, “curriculum vitae”
  • Religião

A formatação ideal

Entenda que você não precisa ser um especialista, mas algumas formatações básicas irão deixar o seu currículo com uma leitura limpa, ou seja, vai ajudar na clareza.

  • Use a folha A4
  • Tipo de fonte: escolha entre Times New Roman, Arial e Calibre;
  • Tamanho da letra: use tamanhos 11 ou 12, vai depender da fonte;
  • Cor da letra: escolha a cor preta;
  • Margens: escolha 2 cm para as margens direita e inferior, e 3 cm para a esquerda e a superior;
  • Alinhamento: formate o texto de maneira que fique alinhado às margens esquerda e direita; 
  • Espaçamentos: use um espaçamento de 1,5 entre linhas.

O uso de currículos criativos, com colunas, textos em itálico, com letras pequenas e uso de desenhos e ícones, não são bem visto pelos recrutadores, visto que, em muitos casos os recrutadores tem dificuldade em analisar as informações.

É lógico que vale analisar a sua área de atuação, se você for de uma área criativa, por exemplo, tente encontrar um design onde as informações fiquem claras.

Mas de maneira geral, os recrutadores preferem os modelos tradicionais.

Melhor forma para enviar seu currículo

Word, ou pdf? Em anexo ou no corpo do email? Essas também são dúvidas comuns em que não existe uma resposta exata.

Na grande maioria das vezes, o mais indicado é que você envie seu currículo em formato PDF e em anexo no email.

Isso, só muda quando a empresa solicita que você envie em outro formato ou no corpo do email. Pode acontecer, por isso, caro leitor, preste bastante atenção ao enunciado da vaga.

Lembre-se sempre de colocar no campo assunto do email: o Cargo + seu nome.

Exemplo: Mentora de Carreira – Natália Soares

Jamais coloque no corpo do email: “apenas, segue em anexo meu currículo.”

Escreva uma mini apresentação, como a do exemplo abaixo:

(Nome do recrutador)

Tomo a liberdade de lhe enviar meu currículo em resposta ao anúncio da posição acima descrita. Sou um profissional com experiência em X atuando em X. Tenho domínio das ferramentas X,Y E Z. Sou graduado em X e tenho domínio do Idioma X. Acredito que possuo os requisitos necessários para a posição em questão.

Atenciosamente,

Nome, telefone

Quantidade x qualidade

Não panflete seu currículo por aí, muitas vezes, profissionais em um ato de desespero acabam enviando centenas de currículos para vagas que nem são aderentes ao seu perfil e pior, o mesmo currículo para todas as vagas, ou pior ainda, encaminham o currículo em um único email para dezenas de empresas.

Valorize-se! Cuidar da qualidade do seu currículo desde a construção até o envio, demonstra muitas características positivas que podem diferenciar você dos demais.

Quando você foca em quantidade, gasta muita energia e no final das contas tem um sentimento de frustração maior por causo do pouco ou nenhum retorno positivo que esta ação gera.

Foque na qualidade. Ao personalizar seu currículo para cada vaga, você é mais assertivo e aumenta suas probabilidade de ser aprovado na triagem.

Ufa, estamos terminando e quero que você me diga: ficou alguma dúvida? Posso te ajudar em algo mais?

Se sim, você pode entrar em contato diretamente comigo pelo Linkedin (clique aqui) ou através do meu email pessoal: rhcomanaty@gmail.com

Sucesso na sua jornada!!

Natália Soares – Consultora de carreira

Você também pode gostar desses textos a seguir:

Entrevista de emprego: Três perguntas preferidas pelos entrevistadores
A entrevista de emprego mudou: você está preparado?

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!