Nesse artigo, falo sobre a palavra mais persuasiva que você pode usar em suas ofertas e até mesmo numa negociação, seja para vender algo ou uma ideia.
A palavra mais persuasiva que você deve usar
Eu sempre gostei de estudar a psicologia da persuasão. Uma razão para isso é por que sempre procurei formas de influenciar mais – devido a problemas com a timidez – e também por acreditar que quem investe na sua comunicação, ganha uma espécie de superpoder.
Nesse contexto, existe dentro da persuasão, palavras que ativam a motivação de uma pessoa. Eu já escrevi outros artigos sobre influência e persuasão e caso você queira dar uma lida neles, vou deixar a relação de dois deles abaixo.
Voltando ao tema central desse texto, existe uma palavra que foi identificada em um estudo social, que trabalha aspectos rudimentares, porém, muito poderosos do nosso relacionamento com as outras pessoas.
Essa palavra é “Por Que”.
Curioso?
Algo que considero profundamente interessante em aprender algo novo, diz respeito a descobrir como coisas simples têm um impacto poderoso e como podemos aplicar isso rapidamente.
A palavra Por Que tem essa mágica. Ela tem o poder de causar reações em cadeia na mente do seu interlocutor – se usados no momento certo. É como se fosse o poder de uma onda, de uma bomba nuclear!
O poder do Por Que foi comprovado cientificamente pela pesquisadora Ellen Langer. Em seu estudo, ela descobriu através de uma série de experimentos que a palavra Por Que associada a uma solicitação, aumenta o comprometimento da pessoa em mais de 50% (não importando se o motivo ou a solicitação fazem sentido).
Resumidamente, em seu estudo, a autora dividiu as pessoas em três experimentos, fazendo as seguintes perguntas:
- Pergunta 1: “Com licença, tenho algumas cópias para fazer. Posso usar a máquina da Xerox? ”(Sem motivo)
- Pergunta 2: “Com licença, tenho algumas cópias para fazer. Posso usar a máquina da Xerox porque estou com pressa? ”(Bom motivo)
- Pergunta 3: “Com licença, tenho algumas cópias para fazer. Posso usar a máquina da Xerox porque preciso fazer cópias? ”(Motivo ruim)
A pergunta 1, teve 60% de conformidade, o que quer dizer que a maioria das pessoas deixava o pesquisador passar na frente delas. Quando a pesquisadora ofereceu um motivo legítimo (bom motivo), a conformidade (passar na frente na fila) aumentou para 93%.
Agora vem o mais interessante…
O mais surpreendente foi que ao apresentar um motivo ruim (ou banal) para furar a fila, conforme a terceira pergunta, 93% das pessoas deixaram o pesquisador passar na frente.
O que ficou evidente? Que não importa o motivo, o que importa é ter a palavra Por Que associada a solicitação!
Um empreendedor chamado Jerry Shen, recentemente resolveu testar o poder dessa palavra por si próprio.
Ele fez o teste numa tarde de domingo num shopping, usando a estratégia de se aproximar de garotas, fazer a abordagem e em determinado momento, pedir o seu telefone (Leia em inglês aqui).
Shen declara que após usar a palavra Por Que, os resultados foram semelhantes aos de Ellen Langer.
Eu mesmo tenho usado a estratégia de usar a palavra Por Que com crianças (principalmente com meus filhos), e vejo que já desde cedo, exigimos a justificativa para tudo o que fazemos.
A questão é que temos que responder Por Que, mesmo sem ter um porquê!
O pesquisador Robert Cialdini declara que “Simplesmente as pessoas querem ter razões para o que fazem”.
É simples. Mas por ser tão simples, você já tinha parado para pensar sobre isso?
Eu deixo então essa dica persuasiva para você. Da próxima vez que você for conversar com alguém, seja numa relacionamento amoroso ou mesmo numa negociação, utilize esse gatilho persuasivo.
Teste a eficácia dessa palavra e comprove como ela aumenta a sua persuasão e comunicação como um todo!
Finalmente você pode dizer: “Isso é bastante óbvio” (e portanto, pense: “não vai funcionar!”)
Mas considere que o mais incrível – como eu já disse – é que pouco importa o motivo, mas sim utilizar a palavra Por Que.
A questão mais poderosa é que mesmo que seja algo sem sentido, dizer essa palavra mágica, torna um pedido muito mais persuasivo!
Então, da próxima vez que você pedir algo, certifique-se de anexar o seu pedido com um “Por Que”. Mas lembre-se, grandes poderes vêm acompanhados de grandes responsabilidade. Use seu novo superpoder com sabedoria.
O que achou desse texto? Eu adoraria saber a sua opinião abaixo nos comentários!
Obrigado por ler! 🙂
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