Muito gente se pergunta: como fazer as pessoas gostarem de mim? Nesse artigo eu me amparo em pesquisas científicas para te ajudar a ter mais carisma!
A ciência pode dar uma ajudinha para você!
Você sabia que cientistas vem pesquisando os hacks que fazem com que algumas pessoas sejam mais bem-quistas e mais carismáticas?
Acho que todo mundo já se perguntou um dia: Como fazer as pessoas gostarem de mim?
Se você está aqui é por que você quer saber mais sobre como fazer as pessoas gostarem de você. Então, vamos a alguns passos identificados por pesquisadores que farão você se destacar como alguém que as pessoas querem por perto.
Antes de tudo, algumas dessas dicas estão nesse outro artigo abaixo. Depois dê uma lida nesse texto também.
P.S. Muitas pessoas buscam ser mais simpáticas e carismáticas e serem gostadas, mas nem todas conseguem. Para você ter uma ideia esse foi o 3o assunto mais buscado pelo Google em 2019 na categoria “Como fazer”.
Assim, vamos ao passo-a-passo:
1 – Seja um excelente ouvinte
Deixe a pessoa falar de si, incentive o seu interlocutor a dizer coisas que o agradam, a falar de assuntos que ele gosta.
Essa pesquisa mostra que quando falamos de nós mesmos, sentimos sensações de recompensa equiparadas a fazer sexo ou comer. Então, ser um bom ouvinte é um primeiro passo para ser gostado por alguém.
Para ouvir bem, existem alguns detalhes que são importantes a se considerar. Eu ensino isso nesse meu curso aqui.
2 – Tenha senso de humor
Ser bem-humorado parece clichê, mas poucas pessoas realmente conseguem. Pessoas procuram e querem estar perto de alguém bem-humorado.
Já se você não tem bom-humor, pode ser visto como alguém menos popular – mesmo sendo competente, segundo pesquisa da Universidade de Washington.
Por fim, um outro estudo chegou a conclusão de que você sente as emoções de quem está por perto inconscientemente. Assim, estar de bom humor vai deixar todo mundo ao seu redor mais feliz.
3 – Pense e seja positivo
Se você se vê na iminência de lidar com alguém chato, você já cria a sua estrutura de defesa.
Ao contrário, se tiver um tratamento amigável, provavelmente vai se abrir mais. Veja essa pesquisa que trata disso (em inglês).
4 – Sorria
Aliado ao bom-humor, o sorriso abre portas. Esse estudo nos EUA, confirmou isso mais ainda.
Nesse estudo, 100 mulheres olharam fotos de várias outras moças em quatro poses diferentes – sorrindo com uma postura corporal ‘aberta’ (coluna ereta e braços descruzados), sorrindo em postura ‘fechada’ (braços cruzados), rosto sério com postura aberta e não sorrindo em postura fechada. De todas as fotos, as mulheres que sorriam, independente da postura corporal, foram consideradas as mais amigáveis.
Outra pesquisa mostra que quando sorrimos, somos propensos a sermos lembrados pelas pessoas.
5 – Seja humano, admita e mostre seus erros.
Aquela coisa de ficar escondendo seus erros está em desuso. Com o advento das redes sociais mostrando o que acontece nos bastidores de tudo e a busca por pessoas realmente originais vem mostrando que devemos mostrar o nosso lado imperfeito.
Se mostrar vulnerável ajuda os outros a se identificarem com você, mas ninguém quer como referência em alguém que faz tudo errado toda hora.
6 – Elogie… sinceramente
Em geral elogios são escassos hoje em dia. Quando você elogia, marca a outra pessoa e ela passa a te ver como amigável.
Veja que o contrário também acontece. Quando só falamos mal das pessoas, ficamos associados como sendo pessoas ruins.
Quando você elogia alguém como “inteligente”, essa pessoa aceita esse elogio e pensa inconscientemente: eu sou inteligente e estou conversando com alguém inteligente.
7 – Use a similaridade
Essa é a proximidade de tríade. Ou seja, tendemos a buscar pontos parecidos com a pessoa que acabamos de conhecer.
Segundo pesquisa da Universidade da Pensilvânia, menos de 10% dos negócios fechados têm a ver com conteúdo em si. Mais de 50% têm a ver com vínculo e confiança.
Mas como trabalhar a similaridade? A resposta está em procurar bastante até encontrar pontos de semelhança. Pergunte ao seu interlocutor se ele/ela é irmão de alguém que você conhece.
Por exemplo, se supomos que o seu interlocutor gosta de vinhos e se a resposta for positiva, essa pessoa começa a aceitar que vocês têm pontos em comum.
Qualquer gosto ou história parecidos vale: uma cidade em comum, a praia preferida, ideologia política, um hobby, religião, um tipo de música. Dificilmente fazemos amizade com alguém que não tenha pelo menos um ponto similar ao nosso.
Finalmente, estudantes da Universidade de British Columbia, no Canadá, mostraram que a chance de aceitar uma pessoa nas redes sociais era de 80% quando elas têm mais de 11 amigos em comum. Já quando não existe essa conexão prévia, você só deixa a pessoa fazer parte da sua rede de contatos em 20% dos casos.
8 – mostre confiança e mantenha proximidade física
Marcas famosas como a Coca-Cola repetem a sua mensagem. Aliás, esse é um dos princípios da comunicação. Essa repetição também é chamada de “efeito da mera exposição”, e é útil para mostrar-se fisicamente presente em muitos lugares e ocasiões.
Você também deve mostrar proximidade com as pessoas. Esteja perto, presente.
Se marcou um compromisso, cumpra. Sempre mostre que está por ali, pronto a ajudar.
Você transmite confiança quando se mostra uma pessoa calorosa desde o início. Já o respeito tem a ver com demonstrar competência e status intelectual e econômico. Só que a ordem dessas impressões é essencial – deixe para parecer competente apenas quando já tiver demonstrado bastante afeto.
Vou terminando aqui…. Espero que esse conteúdo tenha ajudado você. Sugiro você imprimir esses tópicos e ir trabalhando eles ao longo da sua semana.
Vá medindo a sua ação e vendo aonde você está tendo progresso.
Gostou? Deixe seu comentário e participe….Grande abraço!
Obrigado por ler! 🙂
Você está pronto para liberar todo o seu potencial para influenciar pessoas?
Então adquira o meu curso online As 5 Esferas da Influência por um preço (MUITO) especial. Clique na imagem abaixo:
Referências:
https://gretchenrubin.com/2007/06/this-wednesday-13/
https://super.abril.com.br/comportamento/como-convencer-qualquer-pessoa-a-fazer-qualquer-coisa/
Deixe um comentário