Como e Por que Aplicar o Marketing digital Em Pequenas Empresas

Tempo de leitura: 4 min

Marketing Digital em Pequenas Empresas
Oportunidades do marketing digital para pequenas empresas

Eu já comentei em um post anterior sobre os desafios de trabalhar na internet. E após ter passado um tempo desde que comecei na rede, vejo oportunidades incríveis em relação ao marketing digital para pequenas empresas serem desperdiçadas.

Então, quais são essas oportunidades?

  • A primeira oportunidade que vejo refere-se ao acesso. Atualmente, as pequenas em médias empresas – PMEs têm disponível as ferramentas digitais com um preço bem acessível, se comparando com anos atrás onde só grandes empresas conseguiam essa façanha.
  • Não. A mídia tradicional (off-line) não morreu, mas a forma como se faz mídia mudou. Aquela história de um monólogo na frente da TV não  mais assim e agora com as redes sociais, as pessoas têm acesso a compartilhar informações em tempo real. A segunda oportunidade que vejo então é a de participação e interação.Marketing digital: Como Aplicar Em Pequenas Empresas
  • Outra oportunidade e essa é incrível, é a possibilidade de mensuração. O que antes era algo de luxo, agora se tornou algo acessível e prático, dando aos empreendedores gráficos, planilhas e formação de indicadores que auxiliam em muito os negócios.

Há muitas vantagens e benefícios do marketing digital, mas a coisa mais fantástica que eu acho é o custo-benefício das ferramentas.

Uma pequena empresa pode fazer uma campanha no Facebook ou Instagram investindo pouco, na casa de centavos.

Eu mesmo fiz um trabalho de consultoria em uma boutique e gastamos cerca de R$ 200 reais/mês em campanhas no Facebook que geraram muitas vendas e ajudaram a atingir o objetivo mensal da loja (mas não posso revelar o valor do faturamento :D).

  • Não podemos esquecer e também não menos importante, é que as ferramentas digitais proporcionam proximidade e ainda uma coisa muito importante: Relacionamento.

Se a PME for focada no cultivo do relacionamento, terá grande vantagem frente a outras empresas concorrentes e empresas maiores!

Pensando nisso tudo, as ferramentas de marketing digital podem trazer benefícios tangíveis para as pequenas empresas em curto e médio prazo.

Marketing Digital Nas PMEs: O Básico

Marketing digital: Como Aplicar Em Pequenas Empresas

#1 Identifique o seu público-alvo (persona)

Descobrir o cliente é mágico. Caso esteja montando uma empresa, é possível aqui definir as características do publico-alvo (target) do negócio.

Para quem já tem uma empresa, também é válido repensar quais fatores afetam as decisões de compra.

O básico precisa ser feito, como mapear a idade, a renda, os fatores sociais influentes etc. Quais são as dores ou necessidades do seu público? Que problema você resolve para ele?

Uma forma ajudar nessa descoberta isso acessar o Planejador de palavra-chave do Google, as principais coisas que o cliente-alvo pesquisa na internet. Uma boa opção também é o Ubbersuggest. (Outra ferramenta: KWfinder).

#2 Monitore a jornada do comprador (Buyers Journey)

Como o comprador chega até a sua empresa? Como começa a sua jornada de compra?

Respondendo as duas perguntas acima, o empresário começa a entender e a traçar como o cliente começa a pensar em determinada empresa como alternativa.

Entender essa dinâmica ajuda em muito a descobrir quais as reais necessidades dos clientes. Há vários materiais na internet que ajudam você a fazer esse passo bem simples.

#3 Conteúdo e Contar histórias

Depois que você definiu o público-alvo e a sua jornada de compra, faz sentido agora pensar em “como” conversar com ele na internet.

É hora do marketing de conteúdo.

Sim. É preciso definir a linha editorial para a geração de conteúdo. Para contar histórias relevantes, é interessante aliar a história com o tipo de negócio.

Por exemplo, se a sua empresa presta serviços de contabilidade, talvez é melhor produzir conteúdos mais sérios, com mais dados de forma a gerar uma impressão de credibilidade.

Já se você tem uma loja de bikes na sua cidade e está investindo na internet, você pode usar uma linguagem mais coloquial, mais voltada a aventura.

Essa fase de contar histórias é muito importante e vai CONECTAR você ao seu cliente.

#4 Teste, teste e teste

Após os passos acima, é hora de testar. Monte um blog (pode ser gratuito) com o interesse do target e monitore os assuntos mais visitados.

Nas redes sociais, mensure que conteúdos dão maior engajamento. O mesmo acontece se você investir em propaganda paga nas redes sociais.

Mensure tudo, afinal, essas ferramentas dão conta do recado quando o assunto é o monitoramento e a geração de números para a tomada de decisão!

Eu fiz um vídeo falando sobre como aplicar o marketing digital em PMEs. Dê uma olhadinha abaixo: 

Enfim, dá para perceber que o marketing digital e suas ferramentas dão uma maior competitividade às pequenas e médias empresas de forma que elas possam sobreviver e atuarem de forma proativa no mercado.

Espero que eu tenha convencido você de como essas ferramentas são imprescindíveis e como ser mais assertivo no seu negócio com a ajuda do marketing digital.

Deixe seus comentários abaixo do que você acha de tudo o que discuti nesse neste ok?

Então, vamos agir?

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