Como conquistar mais visualização do seu currículo pelos recrutadores

Tempo de leitura: 2 min

currículo pronto

Você sabia que a organização e até mesmo a fonte usada no seu currículo contam para que ele tenha mais atenção dos recrutadores?

Você precisa conquistar mais visualização do seu currículo certo? Então nesse artigo, eu chamo a sua atenção para a necessidade de trabalhar o design do seu currículo.

Isso é necessário para que você tenha mais competitividade e tenha mais chances de ser chamado para uma entrevista.

Leia até o final, pois tenho uma dica que vai fazer toda a diferença para um currículo competitivo.

Vamos lá?

De acordo com um estudo do site theladders.com, um recrutador gasta em torno de seis segundos para percorrer um currículo. 

Assim, é muito importante que você envie um currículo que chame a atenção pelo conteúdo (ex: sua experiência) e pela imagem. O uso de fontes diferentes das mais comuns como Arial e Time New Roman pode ser uma fonte de destaque.

Eis abaixo alguns exemplos de fontes interessantes:

Garamond

Gill Sans

Cambria

Calibri

Constantia

Lato

Didot

Helvética

Georgia

Avenir

OBS: Nesse link, você encontra 20 tipos de fontes que você pode usar.

Prosseguindo, veja abaixo como fica um currículo usando uma fonte diferente

currículo e emprego

Chama mais atenção não é?

E quanto ao tamanho da fonte?  

Quanto a fonte, recomenda-se o uso do tamanho 10 para quem tem bastante experiência e um currículo maior, e a fonte tamanho 12 para quem tem menos experiência.

Tamanhos maiores são aceitáveis nos cabeçalhos. Neste site há um modelo que pode servir de referência para o seu currículo.

Uma questão a se destacar é que você se lembre de salvar o seu currículo em extensão “pdf” para preservar as fontes e a formatação em geral.

Isso é importante pois se você for imprimir em um computador diferente do seu, pode ser que este computador não tenha a fonte que você colocou no currículo, o que vai desconfigurar seu arquivo.

Mas não se esqueça de que as velhas regras de um currículo ainda estão valendo.

Por exemplo, ele jamais deve ter erros de português, estar sujo (se entregue em mãos) ou mal impresso etc. Não se esqueça também de que mentir continua sendo uma falta grave também!

Sobre isso, veja essa reportagem que no final fala sobre a formatação cuidadosa como um dos fatores que conquistam os recrutadores.

Se você não é fluente em inglês por exemplo, mencione isso no currículo logo de cara. A regra sempre é o bom senso na hora de enviar a sua proposta à qualquer empresa.

Não se esqueça também de pensar na próxima etapa do currículo que é a entrevista de emprego. Para isso, indico um material que pode ser útil para você sobre como ser bem-sucedido e conseguir a tão sonhada vaga de trabalho.

Vou deixar o link abaixo:

Vou ficando por aqui.

E como prometido, vou deixar uma dica final. Encontrei um site incrível onde você tem modelos prontos de currículo, bastando apenas escolher o template e inserir as suas informações. Veja aqui.

Se esse conteúdo te ajudou, divida-o com algum amigo ou mesmo compartilhe-o nas suas redes sociais para mais pessoas sejam beneficiadas!

Também gostaria muito de saber a sua opinião sobre currículo, dúvidas etc.

Participe deixando qualquer opinião sua no espaço de comentários aqui do blog.

Gratidão e um abraço \ˆ-ˆ/

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


1 Comentário

  • Márcia Hélia disse:

    Muito importante e proveitoso esse artigo, quem trabalha com RH recebe todos os tipos de currículo….