Puxar conversa com alguém é algo que pode ser simples - se você seguir essas dicas!
Eu escrevo esse texto pensando em alguém que precisa começar uma conversa com alguém de forma geral.
Não vou focar especificamente em relacionamento amoroso ou comercial, mas sim em aspectos gerais de uma conversa fria. (Por exemplo, esse artigo aqui fala de como puxar conversa no Whatsapp).
Vamos lá?
Eu mesmo já fui muito tímido e gostaria de ter um manual de como puxar assunto com alguém quando precisei.
E acho que duas coisas são importantes serem faladas: Uma coisa é puxar a conversa e a outra, é mantê-la. Vou falar sobre esses dois itens aqui.
Algo que é imprescindível na abordagem fria é a pesquisa. Você não quer ser louco de começar um conversa sem antes ter a mínima ideia de quem é a pessoa. Portanto, faça uma pesquisa breve.
Se não puder fazer uma pesquisa, chamada de leitura quente, você pode começar com a leitura fria. A leitura fria basicamente é a leitura dos ornamentos (ex: se usa relógio, pingente, se tem tatuagem, qual estilo de roupa etc) que a pessoa está usando.
1o Passo: Inicie com o nome da pessoa
Isso foi ensinado por Dale Carnegie na década de 30 e vale até hoje. O nome de uma pessoa é a palavra mais doce que ela pode escutar.
Portanto, antes de qualquer conversa, saiba o nome de quem você quer conversar. Dizer o nome da pessoa verbalmente ou numa mensagem de texto no Whatsapp, ativa a atenção imediatamente.
OBS: Depois do nome, faça uma saudação. Afinal, educação nunca sai de moda!
2o Passo: Use a similaridade
Se você pesquisou a pessoa previamente, você deve ter encontrado algum ponto de similaridade entre vocês, e você deve usar isso. Afinal, todos nós temos algo de todo mundo!
Os primeiros pontos de similaridade são os parentescos. É comum as pessoas dizerem:
“Alberto, seu sobrenome é Trevizan com “Z”. Eu tenho esse mesmo sobrenome na minha família, mas com a letra “S”. Que legal, temos a mesma origem italiana…”
ou
“Pamela, tudo bem com você? Eu estou entrando em contato aqui pelo Linkedin, pois vi que temos a Elizangela como conexão em comum.”
Quando criamos um ponto de similaridade (seja ele qual for), já começamos bem uma conversa.
Existem assuntos que são comuns de similaridade como: Amor, Dinheiro, Projetos pessoais, Família etc.
Sabendo explorar, você criará vários pontos em comum e a pessoa inconscientemente te enxergará como amigo e não como inimigo. Eu escrevi esse texto aqui falando sobre como ser interessante usando a similaridade.
3o Passo: Peça ajuda
As pessoas gostam muito de saber que elas podem nos ajudar. Isso é correto quando olhamos o pessoal de hipnose. Quando eles vão abordar estranhos, é comum começaram com: “Você pode me dar uma informação?” ou “Amigo, onde fica TAL rua aqui nesse bairro?”
Quando você já conhece a pessoa e a conversa está avançada, pode começar a pedir conselhos!
As pessoas em geral adoram ajudar de forma simples ou dar conselhos sobre tudo e a lógica é que se você está pedindo conselhos, a opinião daquela pessoa é importante!
Finalmente, depois que a conversa evoluiu, compartilhe seus planos, projetos e alguma experiência.
Por exemplo:
“Gustavo, eu vi que você foi ao Evento X de desenvolvedores. Eu achei as palestras sobre programação Fluter muito legais. Teve alguma palestra lá que você se identificou mais?”.
Note que: Falei o nome > Usei a similaridade (evento) > Compartilhei uma experiência > Pedi uma opinião.
->> Agora, vamos para o segundo passo:
Como manter uma conversa?
Agora ficou um pouco mais fácil, mas o desafio continua. Manter um diálogo refere-se principalmente a fazer Rapport e escutar bem.
1o Passo: Tenha um fato sobre a pessoa
Se você já começou a conversa, tente manter a outra pessoa falando, perguntando coisas que interessem a ela.
Não sei se você sabe, mas o assunto que as pessoas mais gostam de falar é sobre elas mesmas!
Pergunte sobre situações de vida por exemplo. Geralmente as pessoas gostam muito de relatar situações que envolvam emoções.
Pergunte: “Aldo, seu filho ficou internado mês passado. Como ele está?” ou “Betina, você conversou com o chefe sobre uma promoção. E como foi?”
É muito difícil a pessoa não corresponder a algo que envolveu uma emoção, principalmente se for algo negativo.
Depois que você conseguiu abertura em algum assunto, pergunte sobre a emoção relacionada ao fato.
Por exemplo: “Como você se sentiu em relação a…” ou “O que aconteceu depois? Algo grave?”
2o Passo: Tenha uma escuta ativa
Pense como um jornalista e esteja preparado para escutar de forma ativa. Quando a pessoa estiver falando, não interrompa. Também, faça perguntas de forma aberta para evitar bloqueios.
Outra coisa: use pontes para dar breves confirmações de que você está prestando atenção. Use: “Ahã…; Certo… E daí, o que aconteceu depois?”
Use pontes de compreensão como: “Entendo…; Sei como é isso…”
Na maioria das vezes, fazendo essas pontes a pessoa vai te valorizar muito pois quase ninguém está interessado em ouvir hoje em dia. Acredite: ouvir realmente é uma habilidade escassa em meio a tanto barulho no mundo!
3o Passo: Tenha atitude: Não finja
A questão-chave em todo o processo de uma conversa é parecer ser uma pessoa verdadeira. Tente usar as técnicas de forma genuína.
Para treinar suas táticas de ação, treine conversar com pessoas em filas, em consultório, pedindo uma informação no supermercado etc.
Não perca a oportunidade de praticar e seja sempre verdadeiro, com atitude e propósito. Seja sincero!
Quando as pessoas percebem que você está dando atenção a elas, é praticamente impossível de você não criar conexão.
Vou finalizando, mas é importante falar que uma palavra define todo o texto aqui: Equilíbrio!
Use todas as estratégias com cautela e uma dose de ousadia e vá testando. Como disse no início, essas dicas foram muito valiosas para mim lá no início quando eu tinha uma extrema dificuldade de falar com as pessoas.
Obrigado por ler! 🙂
Você está pronto para liberar todo o seu potencial para influenciar pessoas?
Então adquira o meu curso online As 5 Esferas da Influência por um preço (MUITO) especial. Clique na imagem abaixo:
Para escrever esse texto, eu usei como Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Leitura_a_frio
https://www.significados.com.br/rapport/
Deixe um comentário