8 formas de conseguir aumentar o alcance orgânico do Facebook
Há pouco tempo resolvi abrir uma nova fan-page para efeito de teste.
Essa página teve o objetivo de gerar engajamento para um ebook e posteriormente gerar leads.
=> A questão é: Como eu poderia aumentar o alcance orgânico sem gastar?
Após alguns testes e pesquisas, identifiquei com a ajuda desse artigo, algumas coisas que estavam dando certo e outras que não ajudavam em nada no alcance da minha página.
A experiência dessa fan-page me inspirou a escrever sobre isso de forma a ajudar aqueles que têm uma página dessa e que precisam aumentar a sua audiência e não têm um capital disponível.
Eis a seguir.
#1. Evite postar links
Especialistas dão conta de que o Facebook está coibindo os links que mandam o tráfego para fora do próprio Facebook (veja aqui).
Isso faz sentido quando vemos que o Face vem dando privilégio a sua plataforma de vídeos ao invés do Youtube.
São postados por hora no Facebook nada mais nada menos que 3 milhões de links. Portanto, tente trabalhar menos com links, pois de forma geral o Facebook está privilegiando o conteúdo e a experiência do usuário para que este fique o mais tempo possível na página!
Disponibilize links somente se for extremamente necessário, ou caso esteje investindo um dinheiro para isso.
Mas aí você me fala: “Eu preciso obrigatoriamente divulgar links!”
Então Técnica Ninja: uma alternativa é você fazer o post e nessa mensagem dizer que vai deixar o link na descrição no primeiro comentário. Após alguns minutos você deixa o link conforme prometido. Teste e mensure os resultados.
#2. Escreva textos longos, mas relevantes
Para aumentar o alcance da usa publicação no Facebook, conte uma história sobre o seu produto ou algo dos bastidores que interesse ao público.
A Zappos por exemplo, sempre publica fotos da sua equipe e o que estão fazendo no momento. Veja abaixo:
Há um tempo atrás eu mesmo postava conteúdos com textos grandes e não tinha engajamento.
Porém, as coisas mudaram. Postar textos no Facebook contando uma história relevante usando gatilhos como emoção, humor, tragédia, curiosidade etc. fazem com que o Facebook privilegie seu conteúdo.
Daí então, quanto mais pessoas interagirem, curtindo, compartilhando e comentando será melhor.
#3. Use imagens atraentes
Aqui não refere-se ao uso de imagens de boa qualidade em si, mas aquelas imagens que têm a ver com o público, que busque identificação com a sua persona.
Veja este artigo aqui falando quais tipos de imagem mais engajam.
É o caso de imagens que usam a Lei do contraste (Ex: Humor). Imagens engraçadas, cômicas, com frases que alegrem o dia das pessoas, geralmente têm muito engajamento.
A questão aqui é: Dê um motivo para o cliente parar de rolar a página e dar atenção ao que você está falando.
E boas imagens podem fazer isso.
#4. Poste com menos frequência – e foque mais na qualidade
Isso fez sentido para a minha fanpage. Até um tempo atrás, postar mais vezes fazia uma enorme diferença para aumentar o seu alcance orgânico no Facebook. Porém, isso mudou.
Mas afinal então, qual é o número ideal de postagens?
Não há um limite, você vai ter que testar. Mas por hora, como menos é mais, procure postar pelo menos uma vez por dia e em horários onde a audiência vai ser maior (veja a seguir).
#5. Poste em horários estratégicos
Pesquise no Facebook Insights ou observe os indicadores que estão na sua fanpage para você ter um parâmetro mais acurado dos seus visitantes.
Aqui é analisar os dados e ir testando.
Teste os posts e o engajamento naquele horário. Daí então, monte um cronograma de conteúdos que agrade esse público.
#6. Participe comentando as postagens
Você deve saber o quer dizer “social” de redes sociais não é mesmo?
Se você encorajou as pessoas a comentarem seu post, faça o básico: curta o comentário dessa pessoa.
E se for possível, vá respondendo aos poucos os comentários, principalmente agradecendo pela participação para gerar reciprocidade.
#7. Peça curtidas
Quando você faz uma postagem ou está anunciando na fanpage, várias pessoas curtem. Então, por que não aproveitar essas visitas para que eles curtam a fanpage?
Identifique na postagem quem curtiu e clique nelas. Vai aparecer a lista de pessoas que curtiu e você verá quais delas ainda não é seu fã. Daí é só enviar o convite para que elas curtam.
Outra forma é você ir na própria fanpage e convidar seus amigos, conforme a imagem abaixo.
#8. Analise, teste, analise e teste infinitamente.
Procure manter o hábito de analisar os seus resultados. Fazendo assim você vai ter um panorama de como está a sua página frente aos competidores.
O Facebook nos fornece uma massa de dados importantes. O melhor então é estudar as métricas que fazem sentido para o seu empreendimento.
Bem é isso. Essas foram dicas rápidas e se você tiver algum comentário, deixe no final dessa página.
Também vou deixar aqui abaixo outro artigo onde escrevo sobre a importância de ter uma fanpage bem estruturada.
Até breve.
Aqui tem outro conteúdo super relevante para você e para o seu negócio:
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