Afinal, o que é growth hacking?

Tempo de leitura: 2 min

Entenda como esse conceito pode ajudar a alavancar os seus negócios

Não se aflija caso não tenha ouvido falar do Growth hacking, pois ele é bem recente, ainda mais aqui no Brasil. Basicamente, esse método já é utilizado por startups no Vale do Silício e alguns defendem que ele é o futuro do marketing digital.

Para início de conversa, vamos começar por partes. O termo hack vem do substantivo em inglês para “picareta”. É a mesma ideia que deriva hacker, ou um picareta que invade seu computador, blá, blá, blá.

Só que, ao contrário do que muitos pensam, hacker é o cara bonzinho da história. Na verdade os picaretas em informática são chamados mesmo é de crackers (por isso apanhamos tanto no inglês!).

Então, o hacker é então um nerd aplicado a resolver um problema específico. Daí a palavra ficou hacking. Seria então útil definir esse termo como a arte de resolver um problema, que nesse caso específico, refere-se a marketing.

E como growth significa crescimento literalmente, o growth hacking é uma metodologia onde um profissional vai ter como objetivo crescer o número de usuários de seus produtos de forma testável e escalável, visando as métricas de resultado (conversão).

Não. Não é fácil. O Growth hacking vem se tornando moda, mas há que se dizer que é uma tarefa árdua que envolve não apenas o pessoal de marketing, mas toda uma estrutura da empresa focada nessa metodologia (veja aqui).

O foco inicial, assim como no inbound marketing e especificamente o Native Ads é a conexão com o target exato. E isso exige muito esforço, criatividade e disciplina.

A vez do marketing exponencial

Os hacks como são chamados os processos de partida do growth hacking, envolvem a ação imediata de atingir novos usuários ou mesmo evitar a queda dos mesmos (veja exemplos aqui).

Esse processo tem como objetivo o aumento exponencial de clientes numa lista ou mesmo da venda massiva de um produto, daí a associação com o nome marketing exponencial.

Para quem se destina:

Geralmente é destinado a ações, na sua maioria digitais, de empresas que possuem pouco investimento.

Objetivos do Growth hacking:

1 – Fazer projetos decolarem rapidamente;

2 – Implementar táticas de crescimento comprovadas em outras praças;

3 – Mensurar full time um projeto;

4 – Utilizar ferramentas consagradas para fazer o negócio crescer (Hubspot, Moz etc).

Resumindo, o Growth Hacking é um meio termo que envolve o pessoal marketing, o pessoal desenvolvimento de um produto específico tirando leite de pedra. A ideia, em tese, é conduzir uma conexão entre as várias partes da empresa de forma a entregar uma experiência mais única e relevante ao cliente, de forma que este divulgue a empresa e atraia novos clientes.

Esse conceito tem feito a diferença mundo afora e começa a fazer suas vítimas também no Brasil.

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