Das redes sociais com mais visitas únicas mensais, o LinkedIn é o terceiro colocado (em 2018). Esta rede social que é focada em criar networking e conseguir novas oportunidades de trabalho, por vezes é sub-utilizada.
Porém, eu posso afirmar que tenho usado o LinkedIn e ele é uma ótima ferramenta, seja para sua carreira ou até mesmo para campanhas, se você é profissional da área de marketing.
A seguir eu vou dar algumas dicas para que você melhore o seu perfil, para que você consiga otimizar ainda mais a sua presença nesta rede.
Alavancando o seu perfil no LinkedIn
Deixe seu perfil mais amigável colocando o seu nome ou o nome do seu produto/serviço. Isso dá um caráter mais profissional à sua página.
No seu perfil, clique conforme a imagem abaixo.
Depois vá no canto superior direito e escolha Editar URL. Aí você conseguirá que o seu perfil fique com o seu nome, de forma mais personalizada. Veja abaixo.
Imagem de fundo (cover)
Adicionar uma imagem de fundo ajuda a gerar uma melhor impressão para as pessoas e para os recrutadores. Por exemplo, se você é da área de marketing, escolha uma imagem mais criativa que represente o que você faz.
Já se você for da área de finanças, talvez seja melhor uma imagem com tons de verde ou azul, que lembre valor monetário ao algo assim. Isso dará mais personalidade ao seu perfil
No LinkedIn, vá em no lado direito esquerdo no seu Perfil e clique no local conforme a seta indica na imagem abaixo.
Em seguida, clique para adicionar Imagem de fundo. A imagem deve ser em formato JPG, PNG ou GIF e ter menos de 8 MB (resolução 1584 x 396 px). Logicamente, você já deve ter a imagem antecipadamente.
Seu crachá de apresentação
Se você tem um blog ou site, o LinkedIn permite que você obtenha um código de instalação em html a ser inserido dentro da sua página. Assim, você terá o seu perfil do LinkedIn exposto pela rede.
Para fazer isso, no mesmo local onde você está editando a sua página, role a página um pouco mais para baixo, até achar a descrição “Criar Crachá”.
Depois disso, aparecerão as opções de códigos html para você colar na sua página web. Essa opção é bem interessante!
Interesses de carreira
Você pode sinalizar para o LinkedIn quais são os seus interesses de carreira. Na página principal do seu perfil, role a página até encontrar “Interesses de carreira” (veja abaixo).
Primeiramente, mantenha essa ferramenta ativada, depois preencha as informações conforme abaixo.
Pronto, agora o seu perfil será mais bem visualizado pelo mecanismo de busca do LinkedIn.
Mostre seus projetos
O LinkedIn permite que você forneça informações relevantes sobre projetos que já executou e trabalhos voluntários, por exemplo.
Para isso, na sua página de perfil, vá do lado superior direito e clique em “Adicionar Seção ao Perfil”.
Abrirá então, várias opções para você incluir suas competências, conquistas e demais informações profissionais.
Recurso pesquisa
Uma das grandes vantagens do LinkedIn frente a outras redes sociais é a de pesquisar por vagas de emprego.
E mais: após fazer a pesquisa, se houver alguma vaga que te interesse, clique na opção Salvar pesquisa (você pode salvar até 10 pesquisas).
Para pesquisar, vá barra superior da página, conforme figura abaixo. Digite seu interesse ou clique na lupa que aparecerá do lado esquerdo da barra.
Vai aparecer a opção para pesquisar Pessoas e Vagas de trabalho. Daí é só digitar a sua pesquisa.
Vale salientar que é possível incluir vários filtros. Exemplo, uma vaga específica mais a localidade ou até mesmo nível de experiência etc.
Converta seu perfil em um currículo
Posso transformar meu perfil do LinkedIn num currículo em formato pdf? Pode sim. Eu mesmo já precisei imprimir meu currículo e não tinha o arquivo em word. Daí, entrei no LinkedIn e imprimi na tela.
Pra ficar mais fácil, veja na imagem abaixo. A desvantagem é que se o seu currículo for muito extenso, o LinkedIn vai gerar o arquivo em pdf com todas as suas informações… (informações aqui)
Peça recomendações
Você acha que fez um trabalho relevante em alguma das empresas as quais passou?
Vê possibilidade de que algum professor te recomende por alguma especialidade acadêmica?
Isso no LinkedIn tem um peso interessante.
Em marketing digital é a chamada prova social. Ou seja, se várias pessoas te recomendam por X competências, isso fica registrado no seu perfil e quando recrutadores passarem por ele, notarão as suas qualidades.
Por isso, vale pedir recomendações às suas conexões e é bem legal também fazer recomendações a pessoas que fizeram um trabalho legal por empresas onde você passou.
Para solicitar recomendações, você deve acessar o perfil da pessoa que você quer receber a recomendação e clicar no “Mais …” Conforme abaixo.
Após isso, você vai redigir uma breve solicitação de recomendação a seu amigo/conexão.
Gostou desse conteúdo?
O LinkdedIn é uma rede social muito poderosa para procurar vagas e fazer networking.
Portanto, melhore o seu perfil com essas dicas. Se ficou alguma dúvida, deixe um comentário abaixo.
Se você quiser se aprofundar mais, tem artigo do pessoal da Hubspot bem legal que vai te ajudar. Para ler, clique aqui. ; )
Até breve.
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