Se você está em 2021, espero que já conheça a rede social que virou febre: O Clubhouse.
Após entrar na plataforma e testar, trago aqui as minhas impressões sobre essa rede.
->> Se você já está nessa rede, me siga lá: @profdanilomota
O que é o Clubhouse?
Clubhouse é uma rede social onde as pessoas podem montar salas de conversa/discussão sobre qualquer assunto, em formato de áudio (estilo podcast). As conversas não ficam gravadas e as pessoas podem participar em momento real (com permissão dos apresentadores).
O Clubhouse foi lançado em abril de 2020, criado pelo empresário do Vale do Silício Paul Davison e pelo ex-funcionário do Google Rohan Seth.
O App recebeu aporte aproximadamente US $ 12 milhões em financiamento da firma de capital norte-americana Andreessen Horowitz em maio de 2020 e continuou a crescer.
Por que o Clubhouse é interessante?
Pra mim, a maior sacada é que com essa rede é possível criar conteúdo relevante para a sua audiência sem distrações. Ou seja, você pode agendar uma sala, ou começar uma sala a qualquer momento.
Não há como comentar ou curtir, apenas ouvir e/ou participar!
A plataforma também é excelente para networking, pois une pessoas em torno de um tema comum.
Após começar, os palestrantes (ou hosts), podem falar um de cada vez. O restante dos participantes podem literalmente levantar a mão e falar. Quem não puder/quiser participar, pode somente ouvir e aprender.
As salas são livres e você pode entrar e sair delas a qualquer momento.
Outra vantagem é que como não há como participar por vídeo, dá mais espaço para aquelas pessoas que não gostam ou não podem aparecer!
Caso você não queira efetivamente participar, pode fechar o aplicativo e ficar ouvindo a discussão como se fosse um “rádio”.
Como conseguir um convite?
No momento que escrevo esse texto, só existem duas formas de participar:
- Tendo um iPhone; e
- Recebendo um convite.
Se você não tem um iPhone, pode tentar pegar um aparelho emprestado ou antigo, baixar o app e fazer o cadastro (Uma amiga minha fez isso e logo uma pessoa conhecida dela a adicionou!).
Já tendo o aparelho da Apple, baixe o aplicativo e faça o cadastro. Daí você vai ficar numa “lista de espera” chamada Whitelist.
Caso um amigo seu já esteja na rede e te visualize, ele pode te adicionar.
Aproveite e sonde sua rede de contatos e suas redes sociais (Ex. Whatsapp) e peça um convite.
Infelizmente no momento atual só é possível conseguir entrar assim. Caso isso mude, voltarei aqui para atualizar esse artigo.
Atenção: Há convites sendo vendidos, mas não recomendo que você compre, pois em pouco tempo eu acredito que o acesso vai ser liberado para todo mundo, pois grandes marcas já estão mirando o aplicativo. Um exemplo foi a Audi há pouco tempo, o que mostra que o Clubhouse deve crescer.
O Clubhouse vai vingar?
Essa rede social cresceu por que astros como Elon Musk e Oprah Winfrey fizeram discussões na rede e pessoas comuns puderam participar. No Brasil, empresários como o Flavio Augusto também usaram a rede e isso atraiu milhares de pessoas.
Com o acesso restrito usando a lei da escassez, o Clubhouse se tornou uma febre instantânea, atraindo fãs e também pessoas revoltadas por não terem acesso principalmente por causa da restrição de se ter um iPhone.
Tudo é muito recente ainda. As pessoas estão descobrindo esta ferramenta agora e é difícil saber se ela irá realmente se consolidar ou se muitos abandonarão depois da “modinha” passar.
As possibilidades são enormes e só o tempo dirá se os usuários conseguirão transformar em algo realmente produtivo e interessante.
Concluindo, a grande sacada do Clubhouse é autenticidade. Nesse formato, ao vivo, as pessoas não tem como emular muito. Ou seja, elas tem que ser verdadeiras!
Quem quiser acompanhar as últimas notícias do aplicativo, pode acessar o blog da ferramenta aqui.
Referências
https://pt.wikipedia.org/wiki/Clubhouse
https://blogdoiphone.com/redes-sociais/clubhouse-rede-social-iphone/
https://motor1.uol.com.br/news/486837/audi-primeira-montadora-clubhouse-brasil/
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