O tema horas complementares persegue os estudantes de vários cursos de graduação. Veja o porquê?
Sou professor e sempre vejo alunos envoltos com a famigerada missão de completar as horas complementares do seu curso de graduação.
E não é para menos a preocupação dos alunos, pois sem essas horas cumpridas, ele pode ficar retido no curso!
Porém, o que vejo é que a maior dificuldade dos alunos não se deve a quantidade horas que eles têm de cumprir, mas a falta de planejamento. O famoso deixar para a última hora… 🙁
Em primeiro lugar, horas ou atividade complementares são cursos livres, estágios, atividades culturais, congressos etc. que os universitários têm de aplicar ao longo do seu curso.
Cada semestre há uma carga horária específica e essa é uma regra imposta pelo MEC para as Instituições de Ensino Superior – IES.
As horas complementares não são solicitadas à toa. Seu objetivo é adicionar competências e experiências à sua formação profissional, promovendo uma vivência fora do ambiente acadêmico.
As atividades complementares devem representar no máximo 20% da carga horária total do curso, de acordo com a resolução nº 2/2007, do Ministério da Educação.
É importante lembrar também que cada IES tem regras específicas para o cumprimento e reconhecimento dessas horas. Então, antes de sair fazendo vários cursos livres, por exemplo, procure sua instituição e informe-se sobre as regras para aplicação dessas atividades.
Nesse texto vou me concentrar nas horas complementares conseguidas através de cursos livres. Para facilitar, todos os que vou indicar são online…
Sites que oferecem cursos gratuitos e pagos para horas complementares:
Udemy – A minha preferida
Essa plataforma é a minha preferida por oferecer uma gama de cursos em várias áreas. Você pode escolher treinamentos em áreas desde culinária até desenvolvimento pessoal, yoga etc.
Eu mesmo tenho alguns cursos meus nessa plataforma. Se quiser conhecer, veja aqui.
SEBRAE
Esse é um dos velhos conhecidos de quem estuda em faculdade e seus cursos são bem interessantes. Eu mesmo já fiz alguns na época da graduação. É mais voltado para a área de negócios, mas pode servir como horas complementares para faculdades que não sejam dessa área.
Rock Content
Também conhecida como a Universidade Rock Content, essa empresa oferece alguns cursos gratuitos e pagos com certificado para você estudar. A questão é que o foco deles é em marketing digital.
Escola da Fundação Bradesco
Essa escola online oferece cursos em várias áreas como Informática, administração, desenvolvimento pessoal, contabilidade, educação. É bem interessante.
Fundação Getúlio Vargas – FGV
Sim, você pode ter um diploma da FGV com um curso online. Há cursos de várias áreas como Gestão, finanças, educação, marketing, relações internacionais, sustentabilidade. Vale a pena conhecer.
Bom, essas são algumas opções de cursos livres que você pode fazer para conseguir completar a sua carga horária de atividades complementares para a sua faculdade.
Eu quis resumir algumas aqui para ir direto ao ponto. Porém, se você quiser conhecer mais opções, acesse esse site aqui.
Vou ficando por aqui. Se esse material te ajudou, compartilhe com um amigo.
Se você conhecer algum site que oferece horas complementares, deixe nos comentários abaixo ok? 🙂
Vamos juntos!
Deixe um comentário