Como estudar inglês todos os dias

Tempo de leitura: 2 min

o que fazer

Esta semana estive pensando na dificuldade que muitas pessoas têm em estudar inglês ou uma outra língua. Por quê é tão difícil primeiramente começar os estudos e depois manter a frequência de estudos?

Algo a considerar é a dificuldade cultural. Na escola primária, não temos professores preparados e na escola secundária só aprendemos basicamente o verbo to be. Na faculdade, em algumas graduações, até mesmo em licenciatura de inglês-português, o ensino é fraco e se resume apenas às regras do ensino da língua.

englisth_study

Aí o tempo vai passando e a rotina do dia-a-dia vai nos consumindo. A rotina diária de trabalho-casa-trabalho e ainda fatores familiares, compromissos diversos… Tudo isso vai nos afastando não só do ensino de uma outra língua, quanto da maioria dos nossos objetivos.

Para acabar de completar, aqueles que conseguem estudar (diga-se pagar) numa escola de inglês, muitas vezes se vêem em cursos chatos, com carga horária de apenas uma hora ou duas por semana. No início é tudo legal, mas pode ser que com o passar do tempo as coisas não fiquem tão estimulantes.

Não menos difícil e a última coisa é que ao contrário de muitos países, não temos contatos com nativos em inglês e utilizamos o inglês apenas em situações muito pontuais, muito pontuais mesmo!

Mas o que fazer?

Eu acho que o ponto de partida para estudar uma outra língua é gostar de outra língua (é possível também aprender a gostar sabia?). Há algum tempo, venho buscando na internet uma forma que fosse diferente e mais criativa de estudar inglês (veja esta). Procurei por alternativas que oferecessem primeiro uma metodologia relevante, simples e que desse prazer em estudar. Um outro ponto que considerei foi o resultado. Este ponto é importante, visto que cada um tem seu timing e precisa do inglês, talvez para uma vaga de emprego.

Encontrei e tenho usado as alternativas a seguir, os quais eu indico:

  • Duolingo: Talvez a opção gratuita mais interessante hoje. O Duolingo é fantástico pois ele integra um site com o aprendizado o aplicativo (iOs e Android), tem desafios, quizzes, ranking com os seu resultado (que pode ser comparado com amigos que também estão estudando) etc.
  • BBC learning english: Este site eu indico para quem tem alguma estrada em inglês e já sabe alguma coisa, pelo menos o básico. Clique aqui.
  • Tecla SAP: é um blog bem interessante, mas não é curso. É legal para complementar os estudos diariamente ou na sua rotina semanal de estudos.. Veja aqui.

Agora que você tem as ferramentas, comece com o Duolingo por exemplo, baixando o aplicativo e estudando num ritmo mais lento. Faça as lições todos os dias. O Duolingo é legal pois pode ser acessado até na fila do banco. Coloque um fone de ouvido e vá fazendo as lições. É o que eu faço. Para complementar, em casa, dedique um tempo do seu horário para fazer algumas lições ou ler os sites que indiquei (há muitos outros, mas comece com esses que indiquei aqui nesse artigo).

Faça isso e com poucos dias, você vai começar a se desafiar, vai encontrar pessoas on-line que estão no mesmo propósito e vai aumentando seu nível de inglês rumo à fluência. Enjoy it!

Se você gostou desta matéria, compartilhe com seus amigos nas redes sociais através dos ícones das redes sociais daqui da página.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


2 Comentários

  • Cristina disse:

    Oie,

    que post ma-ra-vi-lho-so!

    Eu sei o quanto é complicado manter um blog!

    Tenho escrito sobre Descomplica no MaisEducativo

    Beijos!

    1. Danilo Mota disse:

      Obrigado pelo incentivo.