O Google Meu Negócio é uma ferramenta estratégica para o seu negócio local
Você tem um pequeno negócio e quer começar a estruturar a sua presença online. Um caminho natural para isso é começar pelas redes sociais (Facebook, Instagram…), certo?
Sim, mas…
O que muitos pequenos empreendedores não sabem é que esse é UM dos caminhos. Eu explico: é preciso lembrar que nós enquanto consumidores, na ocasião de buscarmos algo que precisamos, recorremos invariavelmente ao Google.
É nessa hora que o Google Meu Negócio (GMN) faz sentido.
Conceitualmente, o GMN permite que você cadastre a sua organização para ser visualizada nas buscas do Google, mostrando sua empresa nas buscas em navegadores na modalidade de site e de geolocalização.
Assim, é possível que a sua pequena empresa seja visualizada de forma local, pelas pessoas que estão buscando seu produto naquela região.
Isso faz muito sentido, se considerarmos o crescimento do volume de buscas (principalmente) por dispositivos móveis.
Por exemplo, digamos que você esteja procurando alguém que faça reformas em sofás. Qual a sua jornada de busca de informações básica?
(1) Você vai buscar referências com amigos e/ou (2) buscar na internet se há profissionais que trabalham com esse serviço.
Imagine que o seu pequeno negócio tenha uma página no Google Meu Negócio. É muito provável que essa pessoa vai observar a sua página e vai conseguir ver:
- Recomendações de clientes;
- O endereço da empresa;
- Se a loja/empresa está aberta ou fechada naquele momento;
- E poder fazer a ligação diretamente do smartphone.
Fantástico não é? Ainda mais sabendo que esse serviço tem custo zero!
Para ajudar, se você não tem uma página nessa ferramenta do Google, vou deixar um passo-a-passo a seguir \o/
Como começar a utilizar o Google Meu Negócio?
A primeira coisa a fazer é criar o seu login (clique aqui para ter acesso).
Caso você já tenha uma conta do gmail ou youtube, o login é o mesmo e é padrão para todos os produtos do Google.
Depois disso, você terá que cadastrar a sua empresa com os dados dela, principalmente endereço.
O endereço físico e verdadeiro da sua empresa é interessante pois o Google irá validar esse endereço enviando uma correspondência para a sua empresa contendo um código.
Com esse código em mãos, você terá o cadastro validado e a sua loja ou empresa vai começar a aparecer nas buscas.
Mas calma que agora o trabalho só começou.
E como aumentar a performance da página do Google Meu Negócio?
Para aumentar as visualizações que acredito é o seu objetivo, você deverá trabalhar a sua página, assim como se faz no Facebook e outras redes sociais.
Sim. Para aumentar as suas visualizações e a relevância da sua página, siga as dicas do que eu mesmo faço no meu negócio, a seguir:
- Tenha uma página atualizada em termos de horário de funcionamento;
- Peça a seus clientes para avaliarem o seu produto (e responda aos comentários, por favor!)
- Poste fotos e imagens de promoções e de conteúdos sociais semanalmente;
Na seção “Insights”, analise os relatórios que demonstram a quantidade de visitas à página, palavras-chave mais usadas no seu negócio etc. – essa parte da ferramenta é a que eu mais gosto 🙂
Você também pode responder a questionamentos feitos pelos clientes através da seção “Mensagens”, no formato de chat.
Por último e mais incrível é que a partir de 2018, o Google Meu Negócio permite a criação de uma página web gratuita.
Tudo bem que é uma página bem básica, mas para quem está começando ou não tem dinheiro para investir, já é um começo \o/
Veja esse exemplo:
Conseguiu ver o potencial dessa facilidade do Google para o seu pequeno negócio?
Então comece a trabalhar imediatamente essa incrível ferramenta gratuita.
Espero que esse material tenha ajudado a clarear a sua mente para usar mais essa facilidade e aumentar os seus resultados online.
E finalmente, você já conhecia o Google Meu Negócio? Já usa há algum tempo?
Contribua aqui no blog com o seu comentário, deixando suas impressões!
Sucesso!
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