Se você é do tempo em que ficava esperando para receber cartas de um de seus parentes que moravam longe, talvez consiga perceber a importância em se trabalhar com e-mail marketing.
P.S. Esse conteúdo é direcionado a quem quer começar a usar o email marketing principalmente numa pequena empresa.
Continuando… alguns dizem que o e-mail marketing está com seus dias contados. Eu penso que é o contrário. Como alguém que recebe uma correspondência, o email ainda tem vantagens sobre outros tipos de mensagens.
Uma das características que mais gosto no e-mail é a possibilidade de enviar mensagens mais personalizadas. É um contato mais íntimo, mais pessoal e por consequência, tem mais atenção da destinatário.
Para o email marketing se tornar interessante, você precisa se esforçar para usar a criatividade para que seus emails sejam abertos. Veja aqui uns caras que sabem muito bem como fazer isso.
Assim, é preciso saber que existe uma lógica no e-mail marketing e você precisa saber. Reflita:
- Quantos spams você tem na sua caixa de e-mail?
- Quantas dessas mensagens são de pessoas ou empresas que você nem conhece ou ouviu falar?
Personalize o conteúdo de e-mail marketing
Todo mundo gosta de ler algo agradável e que lhe traga algo útil. Isso não é diferente quando o assunto é escrever e-mails.
E-mails devem ser algo o quanto menos robotizado possível. Você deve usar uma linguagem humana.
Para começar, use a boa e velha linguagem coloquial para se tornar próximo à pessoa com quem você está interagindo. Use os velhos: “Olá…”, “Opa, como vai?” etc. Afinal, o texto deve soar como uma conversa não é mesmo 😀
Pra ajudar, você pode começar a usar gratuitamente uma ferramenta e-mail marketing. Uma que eu indico é essa, mas existem muitas opções.
Outra coisa é identificar o seu target. Faça uma boa pesquisa antes de vender o seu produto. Pense em quem é o seu cliente, seus detalhes profissionais, o que ele realmente deseja (sua dor) etc.
Depois, tenha um planejamento e comece a sua escrita de forma criativa.
Conclusão: humanize seus e-mails para que não fiquem “frios”. As ferramentas de disparo automatizado de email oferecem o serviço de você colocar o primeiro nome do usuário para gerar mais proximidades.
A seguir, darei um exemplo simples de como você pode começar.
Vamos para a prática: Sequenciamento do e-mail
Campo Assunto:
Insira neste campo palavras que façam com que a pessoa se lembre de você ou use uma frase que cause curiosidade. Por exemplo:
“Eu estava pensando sobre X assunto… qual a sua opinião?” ou “Se eu soubesse disso há um tempo atrás teria economizado X%” ou ainda use a palavra “como” nos seus e-mails, por exemplo “Como economizar em 5 passos” etc.
Mensagem:
1o parágrafo: O seu leitor abriu a sua mensagem, agora é hora de iniciar bem. Trabalhe com um texto que tenha perguntas, estatísticas de determinado assunto, palavras de motivação etc. sempre focando em um início curto.
2o parágrafo: vá direto ao ponto e descreva o objetivo da sua mensagem. Trabalhe com questões como “Eu quero compartilhar com você uma ideia…” ou “Eu estava pensando sobre…”
3o parágrafo: faça uma chamada para ação. Depois de descrever qual o seu objetivo com a mensagem é hora de deixar contatos, como seu telefone, e-mail, possibilidade de um novo e-mail mais esclarecedor da oferta em dias próximos etc.
4o parágrafo: ao final, deixe sua assinatura de forma simples, sem imagens (GIF por exemplo). Aqui é o bastante o nome, telefone, link de redes sociais etc.
Abaixo um modelo de e-mail marketing colhido do site da Survey Monkey (link ao final do artigo), empresa especializada em pesquisas via internet:
Vamos a um exemplo!
O contato que receberá essa mensagem chama-se Dan, um escritor que possui um baixo índice de visitações em sua página. Bob, um desenvolvedor da web, e quem escreve essa mensagem, o conheceu em uma conferência uma semana atrás.
Assunto: Sobre a conferência da semana passada
Boa tarde, Dan!
Na semana passada, você me disse que as visitas em seu site caíram em 50%, isso não é nada bom. Sei que ganhar um número de seguidores considerável depois de uma queda acentuada pode parecer impossível, especialmente em seu setor de mercado, mas eu estive pensando: com um design diferenciado em seu site e algumas revisões de conteúdo, tenho certeza que poderia aumentar o seu tráfego rapidamente, sem grandes investimentos. E esse é um projeto que a minha empresa poderia começar a fazer agora por você.
Gostaria de encontrar com você ainda nessa semana para discutir algumas idéias. Você pode entrar em contato quando tiver um tempo?
Bob, o desenvolvedor.
Tel: 555 – 1212
Viu como começar?
Essa é minha contribuição para você hoje. Espero que esse texto ajude quem quer começar a usar o email como ferramenta de relacionamento.
Abaixo outros artigos correlacionados que acho que você pode gostar:
- Trabalhar em casa e ganhar dinheiro: 5 desafios.
- As formas de ganhar dinheiro na internet
- As principais razões pela qual o seu cliente compra
- Marketing de baixo custo: quando o cliente só quer preço
Referências:
Artigo escrito com materiais de apoio e fonte principal do Blog Survey Monkey em Português (que infelizmente não está mais no ar…)
Gostou dessa dica? Gostaria de conhecer mais sobre marketing digital e como ganhar dinheiro na internet? Então clique aqui!
Deixe um comentário