3 sinais de linguagem corporal para uma comunicação eficaz

Tempo de leitura: 6 min

o que é a linguagem corporal

Não adianta. A liderança pode ter MBA, ter experiência em várias áreas do negócio, pode ter um currículo invejável. Mas se na hora de falar houver uma incompatibilidade entre o que se diz e a linguagem não-verbal, tudo cairá por terra.

A verdade é que uma linguagem corporal ruim, pode minar até mesmo a mensagem verbal mais poderosa. Isso ocorre por que grande parte das lideranças negligencia a comunicação não-verbal.

Para ajudar as lideranças nessa tarefa de comunicar assertivamente, elaborei três sinais de linguagem corporal que os líderes devem conhecer:

Sinal: nº 1) Desalinhamento da imagem da liderança

Vamos a um exemplo:

Um líder se coloca à frente em uma reunião e toda hora olha para o relógio. Durante o seu discurso, diz que está a disposição para ouvir. Mas sua postura de verificar o tempo ao longo da reunião, pode enviar sinais que ele não está disposto a escutar!

Quando suas palavras transmitem uma mensagem, mas sua linguagem corporal envia uma mensagem conflitante, as pessoas instintivamente confiam mais no que veem do que no que ouvem.

linguagem corporal e liderança (Fonte Forbes)
Imagem: Site da Revista Forbes

É por isso que um líder que transmite notícias otimistas com os braços cruzados, uma postura encurvada tem menos probabilidade de ser acreditado do que um que exibe os sinais “pró-sociais” de gestos de braços abertos, um sorriso genuíno e boa postura.

Da mesma forma, essa mesma mensagem positiva pode sair dos trilhos se transmitida em um tom monótono, o que faz o orador parecer desinteressado e faz com que o público questione a autenticidade de um líder.

A comunicação não-verbal desalinhada pode destruir a mensagem verbal mais convincente, e quase sempre resulta em um líder sendo percebido como inautêntico, indigno de confiança, confuso ou ineficaz. Ao entender o poder da comunicação não verbal e alinhá-la com suas palavras, os líderes podem garantir que sua mensagem ressoe, construa credibilidade e inspire ação.

Sinal nº 2) A liderança deve estar atenta ao contexto cultural

No contexto atual de lideranças e times mais globais, um item pouco falado é justamente a adequação a cultura. No entanto, pense que se você como líder cometer falhas “graves” de cultura, isso pode prejudicar uma negociação importante.

Linguagem corporal (Imagem: Site Faap)
Imagem: Site FAAP

Então, antes de entrar em campo, pesquise as nuances culturais do seu time, dos seus clientes ou demais parceiros. Se antecipando, você evitará porventura fazer comentários preconceituosos ou que soem de forma diferente ao que a sua mensagem quer atingir. Alguns exemplos para você líder ficar atento:

  • Um aperto de mão firme pode significar confiança em uma cultura, mas parecer excessivamente agressivo em outra.
  • O contato visual, valorizado em algumas culturas como um sinal de abertura e franqueza, pode ser visto como rude ou intrusivo em outros lugares.
  • Uma apresentação entusiasmada em uma cultura pode ser vista como excessivamente agressiva em outra.
  • Muitos gestos emblemáticos têm conotações culturais. Por exemplo, o que nos EUA se considera um gesto positivo — o sinal de “OK” com o polegar e o indicador juntos criando um círculo — tem significados muito diferentes em outros países. Na França, significa “sem valor” ou “zero”. No Japão, significa dinheiro. E em outras partes do mundo, representa um comentário obsceno ou lascivo.
  • Embora reconheçam essas (e outras) diferenças culturais, a maioria do público global terá uma reação negativa à inquietação excessiva de qualquer líder (como bater com uma caneta, mudar o peso de um lado para o outro), gestos agressivos (como apontar o dedo ou ficar muito perto para o conforto pessoal) e tons de voz ásperos (como gritos e discurso sarcástico).

Sinal nº 3) As pessoas que se reportam a você estarão sempre te avaliando

Você como líder pode decretar a “chefia de portas abertas” na sua organização ou setor. No entanto, se as pessoas notarem que a porta está aberta, mas a linguagem corporal do líder é sempre fechada, vai gerar incongruência como já falamos aqui.

Importante frisar que um líder é um ser humano e como tal, vai ter dias ruins. A questão então é que se você estiver num dia ruim, deixe isso claro para a equipe. Informe a todos que naquele dia ou tarefa, precisará mais de tempo e que conta com a compreensão de todos. No geral, mostrar certa dose de vulnerabilidade, humaniza a sua liderança.

Tirando os dias ruins, num contexto geral, esforce-se para mostrar uma energia positiva na maioria do tempo. Isso por que as pessoas se espelham em você, esperam algo positivo de você!

• Seu humor: Se você estiver de bom humor, certamente andará pela empresa com os ombros um pouco para trás, sorriso fácil no rosto e cabeça erguida. Se estiver triste, seus ombros começarão a se curvar para a frente etc.

Para julgar se este é um bom momento para abordá-lo, as pessoas notarão sua linguagem corporal aberta ou fechada. Na postura corporal fechada definitiva, os braços estão cruzados, as pernas estão cruzadas e o tronco ou as pernas estão virados para longe.

Em posturas corporais abertas e receptivas, as pernas estão descruzadas, os braços estão abertos com as palmas expostas ou descansando confortavelmente na escrivaninha ou mesa de conferência, e a cabeça, os ombros e os pés estão todos apontados para a outra pessoa.

• Seu nível de estresse: Prender a respiração é um instinto primitivo – uma reação programada (a parte de congelamento da resposta de “fuga, luta ou congelamento”) ao enfrentar uma ameaça. Hoje, embora as ameaças sejam mais propensas a serem psicológicas do que físicas, qualquer ansiedade pode fazer com que você prenda a respiração ou respire alto no peito em respirações curtas e superficiais.

• Seus favoritos: As pessoas julgarão a proximidade de seus relacionamentos pela quantidade de linguagem corporal calorosa que você demonstra: Quanto maior a quantidade de contato visual que você faz quando alguém está falando, mais você será julgado por favorecer aquele indivíduo. Quando você começa a espelhar os gestos e expressões faciais de alguém, você enviará fortes sinais de gostar ou admirá-la.

Inclinar-se é outra maneira pela qual seu corpo indica seus sentimentos sobre várias pessoas na equipe. Atitudes positivas em relação àqueles de quem você gosta e cuja opinião você respeita tendem a ser acompanhadas de inclinação para a frente. Inclinar-se para trás geralmente sinaliza sentimentos de rejeição ou negatividade. É outra resposta programada do cérebro límbico; subconscientemente tentamos nos distanciar de qualquer coisa desagradável ou perigosa.

Para os líderes, a habilidade com a linguagem corporal é mais do que uma habilidade suplementar; é uma pedra angular da comunicação e influência eficazes. Dominar a arte da comunicação não-verbal permite que os líderes construam confiança, inspirem confiança e promovam a colaboração.

Estamos finalizando aqui. Espero que esse conteúdo tenha te ajudado você. Anote, coloque em prática e mensure os resultados. Tenho certeza de que sua liderança e sua equipe vão agradecer.

Eu sou o Prof. Danilo Mota. Se você precisa de ajuda para se apresentar em público ou trabalhar a sua imagem de liderança para ter mais confiança e influenciar mais, entre em contato comigo. Será um prazer ajudar!!

Eu posso contribuir com você também com:

  • Meus cursos online:

https://www.udemy.com/user/danilo-marcos-farias-mota

  • Meus livros:
Livros do prof. danilo mota

Referências:

https://www.forbes.com/sites/carolkinseygoman/2024/12/12/body-language-is-the-missing-link-in-effective-communication

https://online.faap.br/blog/mulheresqueinspiram

Talvez você se interesse também por esses outros conteúdos que já escrevi:

https://www.linkedin.com/pulse/como-ser-uma-pessoa-mais-carism%25C3%25A1tica-e-influente-danilo-mota–ezfcf/?trackingId=78RabWSASxKmkj%2FTpUTh2g%3D%3D

https://www.linkedin.com/pulse/como-o-l%25C3%25ADder-pode-usar-linguagem-corporal-para-danilo-mota–fkfif/?trackingId=5clC2ijmTc%2BVNJ1NiCbbvw%3D%3D

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!