Este ano é um ano de crise. É um ano difícil, duro e de muitos entraves em todos os lugares. Já passamos por isso no Brasil. A questão é: Como reagir? O que fazer? Você o que tem feito?
De uma coisa já temos parece que certeza: não adianta muito reclamar. O que faz diferença mesmo na vida é no dia-a-dia arregaçar as mangas e trabalhar (Ação!). Mas a questão é que só trabalhar também sem um rumo, pode dar errado. É aquela coisa da produtividade, de trabalhar de forma inteligente. O que concordo e que tem funcionado para mim é primeiro pensar numa estratégia e em mais dois pontos que tento descrever nessa reflexão a seguir. Depois diga o que você acha.
Estratégia
Como Michael Porter defendeu uma vez, “A estratégia é um caminho e não um ponto fixo”. Trabalhar com estratégia é trabalhar tendo uma ideia debaixo do braço. A estratégia, simplificadamente é uma forma ótima ou uma ideia ótima de fazer alguma coisa. Se você não tem uma forma própria de agir, uma forma de ser diferente, você pode ter dificuldades (É a marca pessoa, lembra?). Perca tempo pensando e montando sua estratégia de sobrevivência.
Inovação
Inovar nunca saiu de moda e parece que quando as coisas pioram a necessidade por ela fica escancarada.
E o que é inovar? Com certeza não é fazer nada do zero. Veja o caso do Steve Jobs. Ele nunca foi programador, nunca inventou nada. Ele sabia pegar algo, desmontar aquilo e fazer de forma perfeita. Inovar então basicamente é fazer o que tem que ser feito de outra maneira, é resolver velhos problemas com novas propostas.
Mas como inovar? Eu busco ler livros diferentes da minha área, estudar assuntos diferentes dos atuais, ouvir uma música ou estilo de música diferente (esses dias andei lendo sobre Deepweb, conhece?) etc. É o que eu faço e acho que tem funcionado. Agora a visão….
Visão
De que adianta uma estratégia e buscar a inovação sem uma visão? Mas a visão não vem primeiro. É verdade… para algumas pessoas. Para outras – e talvez seja a maioria – é necessário trabalhar, estudar os cenários e até depois de um tempo de maturação, a visão vem de vez ou começa a surgir (acho que é o meu caso rsrsrs…).
Como ter visão? O que eu faço é sempre estimular a minha mente, assim como disse na inovação. Outra coisa é ouvir as pessoas. Converse, converse e converse com gente interessante. Pessoas mais velhas, que tal? Uma visão do futuro pode vir da contribuição da ideia mais conservadora do passado acredita? Fazer exercícios, estimular o corpo, tudo isso eu creio que ajuda a oxigenar o cérebro para ver coisas novas, à frente. Ver aquilo além do que os olhos podem ver.
Foco
Chegou a vez de ter um ponto central. É o core business. Nesse mundo de dispersão, de muita informação um grande desafio é manter o foco. Escolha algo e se apaixone por aquilo. Comece a dedicar o seu tempo, suas energias e… sua Visão! Tendo uma visão, ou um objetivo você vai ter o combustível para o foco (veja mais aqui).
Foco é estar concentrado e muito concentrado naquilo que você mais está apaixonado em fazer. Daí você vai fazer com carinho, com atenção, com amor. Imagina se o a grande maioria das pessoas conseguisse ter um foco definido? Você não tem um? Não se preocupe. As vezes demora para você defini-lo. Mas uma coisa eu aprendi: se a definição de foco para você esta demorando demais, faça qualquer outra coisa ou invente um foco. E se você erra, tenha a humildade de voltar atrás, de começar de novo e de tentar.
Vou finalizando esse texto por aqui e com esperança de que ele tenha te ajudado. Essas minhas minhas reflexões e não são receitas prontas, mas quem sabe não podem te ajudar?
Sobre o que falei sobre estratégia, uma dica que dou e que tenho investido, é empreendedorismo digital. Vou deixar um artigo abaixo um texto que escrevi sobre esse assunto que com certeza vai te ajudar:
Deixe um comentário